DESVENDANDO A FÍSICA EM CONTOS INFANTIS

Authors

  • Maria Joice da Silva Fernandes Universidade Federal de Alagoas
  • Klessia Santos Bastos Universidade Federal de Alagoas
  • Lidiane Maria Omena da Silva Leão Universidade Federal de Alagoas

Keywords:

Física, Contos infantis e Ensino de física.

Abstract

É comum observarmos, na sociedade contemporânea, as dificuldades que muitas vezes cercam a disciplina de física. Ela é frequentemente percebida como algo repleto de cálculos complexos e afastada do mundo real onde muitas vezes os alunos não entendem a necessidade de apreender tal disciplina. No entanto, nosso objetivo na Escola Estadual Senador Rui Palmeira foi oferecer uma nova perspectiva aos alunos do primeiro ano. Optamos por incentivá-los a mergulhar na leitura de contos infantis que ilustram de maneira vívida como a física está profundamente entrelaçada em todos os aspectos do nosso cotidiano. Além disso, esse projeto teve um impacto adicional na escola. Ele ressignificou a biblioteca escolar, tornando-a um espaço vital para o aprendizado e a descoberta.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Lidiane Maria Omena da Silva Leão, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Alagoas (2007), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (2010) e Doutorado (2010-2014) em Física da Matéria Condensada pela mesma universidade. Atualmente é professora da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca, coordenadora do curso de Física Licenciatura deste campus. Atuou como coordenadora de área do subprojeto do PIBID-Física no editais 2018 e 2020. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização óptica, dispositivos fotônicos, cristais líquidos.

Published

2024-09-11

How to Cite

da Silva Fernandes, M. J., Santos Bastos, K., & Omena da Silva Leão, L. M. (2024). DESVENDANDO A FÍSICA EM CONTOS INFANTIS . Revista OPTIE - Observatório De Pesquisa, Tecnologia E Inovação Na Educação Básica , 3(1). Retrieved from https://seer.ufal.br/index.php/observatpesqtecneinvnaeduc/article/view/16725