USO DE APLICATIVO DE REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO SOBRE MODELOS ATÔMICOS: UMA EXPERIÊNCIA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.28998/optie.v1i1.16791Keywords:
Ensino de Ciências; Modelos 3D; Átomos.Abstract
O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) podem ser fundamentais para auxiliar no entendimento dos alunos de como a ciência funciona e seus principais conceitos, que em muitos casos são bastante complexos. Deste modo, o objetivo deste trabalho é fazer um relato de experiência sobre o uso de um aplicativo de realidade aumentada, utilizado no Ensino Fundamental II, acerca do conteúdo de modelos atômicos. Este trabalho foi realizado a partir de uma sequência didática, previamente, estabelecida pelos autores, a qual seguiu os seguintes passos: aula dialogada sobre os modelos atômicos, apresentação dos modelos didáticos produzidos pela turma e utilização do aplicativo de realidade aumentada. Como resultado, percebeu-se que um ensino pautado na inclusão de TDIC no cotidiano escolar pode favorecer a curiosidade e a participação ativa dos estudantes nas atividades pedagógicas. Assim, podemos concluir que o uso do aplicativo em 3D foi uma experiência enriquecedora para os estudantes que participaram da atividade.