USO DAS TECNOLOGIAS GRATUITAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Keywords:
recursos digitais; correção de fluxo; ensino-aprendizagem.Abstract
Este artigo aborda o papel crescente das tecnologias gratuitas no contexto educacional contemporâneo, enfatizando sua influência no processo de ensino-aprendizagem. Com a disponibilidade em expansão de recursos digitais, tanto educadores quanto alunos têm acesso a uma ampla variedade de ferramentas que podem aprimorar significativamente a experiência de aprendizagem. O foco principal está nos jogos computacionais, que são considerados instrumentos tecnológicos de entretenimento, mas que, devido ao seu poder de simulação e capacidade de introduzir elementos lúdicos, têm a capacidade de melhorar o aprendizado. A democratização do conhecimento e a transformação da educação na era digital são discutidas, ressaltando o papel essencial das tecnologias gratuitas na tornando-a mais inclusiva e eficaz. As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) são mencionadas como recursos que possibilitam a inclusão de elementos multimídia, tornando o conteúdo educacional mais envolvente e compreensível. A metodologia empregada no estudo é detalhada, onde os professores de diferentes áreas de conhecimento utilizaram tecnologias gratuitas, como jogos, para observar o comportamento dos alunos. Com objetivo de promover a recuperação da aprendizagem em turmas de correção de fluxo. Após a conclusão das atividades, foi realizada uma avaliação da eficácia da didática e uma pesquisa para medir a absorção do conhecimento pelos alunos. Os resultados demonstraram que a incorporação de recursos digitais teve um impacto significativo no processo de ensino-aprendizagem, permitindo que os alunos consolidassem habilidades anteriores e alcançassem sucesso no projeto.