Democracia, educação e cidadania: O papel da formação de professores na construção de sociedades mais justas e equitativas sob a perspectiva de Dewey, Sen e Freire

Auteurs-es

  • Anny Querubina de Souza Barros IFAL

DOI :

https://doi.org/10.28998/optie.v1i1.16797

Mots-clés :

democracia; formação de professores; equidade social; cidadania

Résumé

Este trabalho tem como objetivo geral analisar o papel crucial da formação de professores na promoção da democracia, educação cidadã e equidade social sob a perspectiva de Dewey, Sen e Freire. Para atingir esse objetivo, a pesquisa empregou uma abordagem metodológica de revisão bibliográfica, realizando uma análise abrangente da literatura acadêmica, explorando as obras de John Dewey, Paulo Freire e Amartya Sen. Os resultados demonstram a importância da educação e da formação de professores na promoção da democracia, da cidadania ativa e da justiça social. Enfatizou-se que a formação de professores desempenha um papel vital na criação de sociedades mais justas e equitativas, onde os cidadãos são capazes de participar plenamente na vida democrática e buscar um bem-estar coletivo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2024-06-30

Comment citer

de Souza Barros, A. Q. (2024). Democracia, educação e cidadania: O papel da formação de professores na construção de sociedades mais justas e equitativas sob a perspectiva de Dewey, Sen e Freire. Revista OPTIE - Observatório De Pesquisa, Tecnologia E Inovação Na Educação Básica , 1(1). https://doi.org/10.28998/optie.v1i1.16797