O JOGO DE TABULEIRO COMO ALTERNATIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
DOI :
https://doi.org/10.28998/optie.v1i1.16804Mots-clés :
Jogo de Tabuleiro, Educação, Sociologia, Ensino, AprendizagemRésumé
O jogo caminho sociológico, foi elaborado pelos alunos: Wellington, Clarissa, Camila, Sydney e Celso como ferramenta lúdica a fim de estimular a compreensão acerca dos conteúdos ministrados nas aulas de Sociologia. O tabuleiro contém imagens de autores como Marx, Weber e Durkheim, e foi utilizado da seguinte forma: foram formadas 4 grupos com cerca de 4 a 5 alunos, no qual os mesmos, precisavam lançar um dado tanto para indicar o número da carta que seria selecionada, como a pergunta-questão, podendo envolver assuntos sociológicos ou não. Caso o participante acertasse, o mesmo avançaria para novas casas, e caso errasse, passaria à vez para outra equipe que daria continuidade ao jogo. As perguntas são enumeradas, com alternativas fechadas ou questões abertas, assim o aluno poderia escolher as alternativas expostas com sua equipe, ou mensurar o que compreendeu diante de perguntas mais complexas.