VOZES FEMININAS DA LITERATURA NEGRA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO PIBID

Autori

  • KARLA RENATA MENDES Universidade Federal de Alagoas

Parole chiave:

Literatura Negra, Autoria Feminina, Letramento Literário, Ensino.

Abstract

O presente trabalho destina-se a compartilhar a proposta de sequência didática “Vozes femininas da literatura negra”, aplicada em turmas de 8º ano da Escola de Ensino Fundamental Governador Fernando Collor de Mello, na zona rural do município de Arapiraca. O trabalho foi pensado buscando contemplar o estudo de autoras negras na literatura brasileira. Sabe-se que, historicamente, no Brasil, a parcela negra da população procura ocupar mais espaços sociais e quebrar um elo de silenciamento imposto ao longo do tempo. No caso das mulheres, trata-se de um duplo silenciamento, uma vez que essas são atingidas tanto pela questão da raça quanto pela questão do gênero. Assim, a proposta de sequência buscou lançar olhares à produção literária de algumas mulheres negras no país (Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Rai Soares e Jarid Arraes) perfazendo um caminho diacrônico, e  vislumbrando tais textos como espaços de resistência e de fala.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2024-09-11

Come citare

MENDES, K. R. (2024). VOZES FEMININAS DA LITERATURA NEGRA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO PIBID . Revista OPTIE - Observatório De Pesquisa, Tecnologia E Inovação Na Educação Básica , 3(1). Recuperato da https://seer.ufal.br/index.php/observatpesqtecneinvnaeduc/article/view/16735

Fascicolo

Sezione

Resumo Expandido