AS COTAS RACIAIS E O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR EM DEBATE NO BRASIL: UMA INVESTIGAÇÃO SEMÂNTICO-DISCURSIVA À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

Autores

  • Raul Guilherme Cândido da Silva
  • Jerónimo Pereira
  • Marília Adrielle Siqueira de Oliveira

Resumo

Objetivamos, neste artigo, por uma abordagem semântico-discursiva à luz da Análise Crítica do Discurso – devorante ACD –, fazer uma averiguação acerca de discursos contrários e opressores ao sistema de cotas raciais para o ensino superior público brasileiro. Tal análise será feita em cima das materialidades discursivas encontradas no vídeo Cotas Raciais, do canal do Youtube TVE – Debates. Mediante a análise feita, constatamos que os discursos contrários à ação afirmativa de cotas carregam marcas de poder e dominação ideológica que normalizam o fato de os negros serem socialmente desvalorizados e desprivilegiados em relação aos brancos.

 

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Publicado

2020-05-19

Como Citar

CÂNDIDO DA SILVA, Raul Guilherme; PEREIRA, Jerónimo; DE OLIVEIRA, Marília Adrielle Siqueira. AS COTAS RACIAIS E O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR EM DEBATE NO BRASIL: UMA INVESTIGAÇÃO SEMÂNTICO-DISCURSIVA À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO. Revista Areia, [S. l.], n. 3, p. p. 20 – 32, 2020. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/10260. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos