A REPRESENTAÇÃO POLÍTICO-LITERÁRIA NA OBRA DE GEOVANI MARTINS
Resumo
Este artigo se propõe a analisar a obra de Geovani Martins, autor estreante da literatura contemporânea com o livro de contos O sol na cabeça (2018), narrativa de diferentes histórias de infância e juventude na favela que se configuram em torno da desigualdade acentuada e integrante do meio. Sua produção literária se oferece aqui como objeto de estudo, particularmente, por representar na realidade de seus textos, onde a representação está atrelada ao conceito de representatividade, elementos como espaço e personagem marginalizados na realidade factual. Isso indica que o fazer literário do escritor é, também, um ato político e requer destaque nas investigações do século XXI. Para isso, analisamos os contos “Rolézim” e “O rabisco”, com base nos preceitos da ficção contemporânea e do novo realismo (SCHØLLHAMMER, 2011), em paralelo com o panorama contextual da literatura realista do século XIX (EAGLETON, 2006). Dessa forma, buscamos a valorização estética e a legitimação das produções escritas e protagonizadas pelos grupos subalternos, levando em consideração a importância da recepção do texto literário para a democratização do campo artístico (DALCASTAGNÈ, 2005). De maneira comprometida com uma visão social e política, espera-se, como resultado, o entendimento de que Geovani Martins representa, com seu realismo cru e politicamente engajado, a voz da sua comunidade, que fala, sem intermédio ou repressão, do lugar em que está.
Downloads
Referências
DALCASTAGNÈ, Regina. Entre fronteiras e cercado de armadilhas: problemas de representação na narrativa brasileira contemporânea. Brasília: UNB: Finatec, 2005.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. 6. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
EVARISTO, Conceição. Conceição Evaristo: ‘minha escrita é contaminada pela condição de mulher negra’. Nexo, 2017. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/05/26/Conceição-Evaristo-‘minha-escrita-écontaminada-pela-condição-de-mulher-negra. Acesso em: 23 set. 2020.
EVARISTO, Conceição. “Não colem em mim esse discurso da meritocracia”, diz Conceição Evaristo. Mídia Ninja, 2019. Disponível em: https://midianinja.org/eduardosa/nao-colem-emmim-esse-discurso-da-meritocracia-diz-conceicao-evaristo. Acesso em: 23 set. 2020.
FISH, Stanley. Interpreting the Variorum. In: LAJOLO, Marisa. Leitura-literatura: mais do que uma rima, menos do que uma solução. In: ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da (Orgs.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1991.
LIMA, Roberto Sarmento. Balbucios da literatura contemporânea. Conhecimento Prático Língua Portuguesa e Literatura. São Paulo, ano 8, n. 75, p. 48-52, mar. 2019.
MARTINS, Geovani. O sol na cabeça. 1. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. 2. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).