O PET-LETRAS COMO MOTIVADOR PARA CARREIRAS ACADÊMICAS:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Relato de experiência. Carreira acadêmica. PET-Letras. Licenciatura.Resumo
O Programa de Educação Tutorial (PET) é um dos estimuladores da vivência acadêmica plena no ensino superior e, neste relato, discutimos como a participação de um estudante de graduação de um grupo PET pode transformar e afetar sua carreira acadêmica. Aqui, nos debruçamos sobre a formação proposta por esse programa, que através de atividades que constituem os três eixos do tripé acadêmico (ensino, pesquisa e extensão), oportuniza a seus membros uma formação integralizada e que lhes permite o privilégio de vivências acadêmicas fundamentais à carreira desejada. Apresentamos, também, o grupo ao qual a autora do relato foi membro. A autora é egressa do grupo PET-Letras UFPE, um PET-Licenciatura, voltado especialmente para a formação docente. Mencionamos alguns dos documentos essenciais à vida universitária, como artigo de nossa Constituição que formaliza a indissociabilidade da tríade universitária, bem como o Manual de Orientações Básicas propostas pelo Ministério da Educação aos grupos PET. Apresentamos também o capítulo do livro “Programa de educação tutorial na Universidade Federal de Pernambuco: trajetórias e diversidades”, publicado pela Editora da UFPE, em que os professores Lívia Suassuna e Clecio Bunzen descrevem o trajeto do grupo PET-Letras, no qual detalham os objetivos do grupo e também comentam algumas das ações propostas e executadas.Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
BUNZEN, Clecio; SUASSUNA, Lívia. O PET-Letras da UFPE: uma rede de ações pelo fortalecimento da licenciatura. In: Vera Facundes (Org.). Programa de educação tutorial na Universidade Federal de Pernambuco: trajetórias e diversidades. 1a.ed. Recife: Editora da UFPE, 2019. Disponível em: https://editora.ufpe.br/books/catalog/download/104/114/304?inline=1
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 67ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
MEC. Manual de Orientações Básicas – PET. Brasília: Ministério da Educação, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/PET/pet_manual_basico.pdf
PET-LETRAS UFPE. Podcast Parafraseando. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iFNV5t-Ckxk&list=PLF6_a0f-a9PmcC4pdzLU2s37ynOWauPTr
PET-LETRAS UFPE. ABNT de A a Z. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AUKPZY3y0jU&list=PLF6_a0f-a9Pka86s4LL1UVSGI-Z5VqjCZ
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Isabelle Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).