O PET-LETRAS COMO MOTIVADOR PARA CARREIRAS ACADÊMICAS:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Isabelle Araújo Universidade Federal de Pernambuco

Palabras clave:

Relato de experiência. Carreira acadêmica. PET-Letras. Licenciatura.

Resumen

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um dos estimuladores da vivência acadêmica plena no ensino superior e, neste relato, discutimos como a participação de um estudante de graduação de um grupo PET pode transformar e afetar sua carreira acadêmica. Aqui, nos debruçamos sobre a formação proposta por esse programa, que através de atividades que constituem os três eixos do tripé acadêmico (ensino, pesquisa e extensão), oportuniza a seus membros uma formação integralizada e que lhes permite o privilégio de vivências acadêmicas fundamentais à carreira desejada. Apresentamos, também, o grupo ao qual a autora do relato foi membro. A autora é egressa do grupo PET-Letras UFPE, um PET-Licenciatura, voltado especialmente para a formação docente. Mencionamos alguns dos documentos essenciais à vida universitária, como artigo de nossa Constituição que formaliza a indissociabilidade da tríade universitária, bem como o Manual de Orientações Básicas propostas pelo Ministério da Educação aos grupos PET. Apresentamos também o capítulo do livro “Programa de educação tutorial na Universidade Federal de Pernambuco: trajetórias e diversidades”, publicado pela Editora da UFPE, em que os professores Lívia Suassuna e Clecio Bunzen descrevem o trajeto do grupo PET-Letras, no qual detalham os objetivos do grupo e também comentam algumas das ações propostas e executadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

BUNZEN, Clecio; SUASSUNA, Lívia. O PET-Letras da UFPE: uma rede de ações pelo fortalecimento da licenciatura. In: Vera Facundes (Org.). Programa de educação tutorial na Universidade Federal de Pernambuco: trajetórias e diversidades. 1a.ed. Recife: Editora da UFPE, 2019. Disponível em: https://editora.ufpe.br/books/catalog/download/104/114/304?inline=1

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 67ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

MEC. Manual de Orientações Básicas – PET. Brasília: Ministério da Educação, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/PET/pet_manual_basico.pdf

PET-LETRAS UFPE. Podcast Parafraseando. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iFNV5t-Ckxk&list=PLF6_a0f-a9PmcC4pdzLU2s37ynOWauPTr

PET-LETRAS UFPE. ABNT de A a Z. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AUKPZY3y0jU&list=PLF6_a0f-a9Pka86s4LL1UVSGI-Z5VqjCZ

Publicado

2021-11-15

Cómo citar

ARAÚJO, Isabelle. O PET-LETRAS COMO MOTIVADOR PARA CARREIRAS ACADÊMICAS: : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Areia, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 97–104, 2021. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/12375. Acesso em: 21 nov. 2024.