AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL:

percursos do PET Conexões de Saberes Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas

Autores

  • Juan Douglas Sá Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0003-3269-1304
  • Sarah Gabrielle Nobre Universidade Federal de Alagoas
  • Débora César Oliveira Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Programa de Educação Tutorial. Serviço Social. Tríade Universitária

Resumo

O presente artigo aborda as contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET), gerenciado pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, na formação acadêmica em Serviço Social, situando a importância da articulação entre ensino, pesquisa e extensão no processo de aprendizagem e aprimoramento acadêmico extra-classe. No desenvolvimento da escrita, busca-se realizar um breve histórico da emergência do programa, seus principais marcos normativos e como este também contribui para além da formação dos discentes, mas leva benefícios para a comunidade externas a partir das ações realizadas entre os grupos tutoriais, tendo em vista que os recursos socialmente investidos no ensino superior devem acarretar em retornos das universidades públicas através da produção de conhecimento e do desenvolvimento de formações capacitadas para atuar nas diversas áreas e demandas sociais. Assim, é situada a importância do PET Conexões de Saberes Serviço Social (PET SSO) na formação de assistentes sociais alinhados/as aos princípios do projeto ético-político hegemônico na categoria profissional e na socialização de conhecimentos acerca da Política de Assistência Social e outras políticas sociais que constituem os seus espaços sócio-ocupacionais de atuação, apresentando algumas atividades desenvolvidas pelo grupo que contemplam a tríade universitária, contribuindo para o ensino superior público no âmbito do curso de Serviço Social da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas.

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Biografia do Autor

Juan Douglas Sá, Universidade Federal de Alagoas

Acadêmico em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (FSSO/UFAL) e Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC).

Sarah Gabrielle Nobre, Universidade Federal de Alagoas

Acadêmica em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (FSSO/UFAL) e Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC).

Débora César Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Acadêmica em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (FSSO/UFAL) e Egressa do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC).

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Publicado

2021-11-15

Como Citar

SÁ, Juan Douglas; NOBRE, Sarah Gabrielle; OLIVEIRA, Débora César. AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL: : percursos do PET Conexões de Saberes Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas. Revista Areia, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 12–30, 2021. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/12464. Acesso em: 22 dez. 2024.