AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL:
percursos do PET Conexões de Saberes Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas
Keywords:
Programa de Educação Tutorial. Serviço Social. Tríade UniversitáriaAbstract
O presente artigo aborda as contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET), gerenciado pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, na formação acadêmica em Serviço Social, situando a importância da articulação entre ensino, pesquisa e extensão no processo de aprendizagem e aprimoramento acadêmico extra-classe. No desenvolvimento da escrita, busca-se realizar um breve histórico da emergência do programa, seus principais marcos normativos e como este também contribui para além da formação dos discentes, mas leva benefícios para a comunidade externas a partir das ações realizadas entre os grupos tutoriais, tendo em vista que os recursos socialmente investidos no ensino superior devem acarretar em retornos das universidades públicas através da produção de conhecimento e do desenvolvimento de formações capacitadas para atuar nas diversas áreas e demandas sociais. Assim, é situada a importância do PET Conexões de Saberes Serviço Social (PET SSO) na formação de assistentes sociais alinhados/as aos princípios do projeto ético-político hegemônico na categoria profissional e na socialização de conhecimentos acerca da Política de Assistência Social e outras políticas sociais que constituem os seus espaços sócio-ocupacionais de atuação, apresentando algumas atividades desenvolvidas pelo grupo que contemplam a tríade universitária, contribuindo para o ensino superior público no âmbito do curso de Serviço Social da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas.Downloads
References
ABREU, Marina Maciel. A dimensão pedagógica do Serviço Social: bases histórico-conceituais e expressões particulares na sociedade brasileira. Serviço Social e Sociedade. São Paulo, n.79, set. 2004.
ABREU, Marina Maciel. Serviço Social e a organização da cultura: perfis pedagógicos da prática profissional. São Paulo: Cortez, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial (MOB-PET). Brasília. 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=338-manualorientabasicas&category_slug=pet-programa-de-educacao-tutorial&Itemid=30192. Acesso em: 28 mai 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Acesso em: 30 mai 2021.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). CFESS Manifesta. 30 Anos do Congresso da Virada. São Paulo, 2009. Disponível em: 30 ANOS NA LUTA EM DEFESA DA HUMANIDADE. Acesso em: 30 mai 2021.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Lei 8. 662/93 de Regulamentação da profissão de Serviço Social. Disponível em: Conselho Federal de Serviço Social. Acesso em 30 mai 2021.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Código de ética Profissional do Assistente Social. 1993. Brasília, 2012. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf. Acesso em: 30 mai 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo. Atlas, 1991. Disponível em: https://sgcd.fc.unesp.br/Home/helber-freitas/tcci/gil_como_elaborar_projetos_de_pesquisa_-anto.pdf. Acesso em: 31 mai 2021.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 13. ed. São Paulo, Cortez, 2007.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2017.
MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço Social: Identidade e Alienação. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
MELO FILHO, José Fernandes. Programa de Educação Tutorial: Trajetória, desafios e articulações. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial, Mato Grosso do Sul, pp. 33-56, vol. 1, n. 1, out. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/issue/view/544. Acesso em: 28 mai. 2021.
RODRIGUES, Andréia Lilian Lima; PRATA, Michelle Santana; BATALHA, Taila Beatriz Silva; COSTA, Carmen Lúcia Neves do Amaral; NETO, Irazano de Figueiredo Passos. Contribuições da Extensão Universitária. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, Aracaju, pp. 141-148, v. 1, n. 16, mar., 2013. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/230427747.pdf. Acesso em: 29 mai. 2021.
SANTOS, Margarida Maria Silva dos (Org.). PET Serviço Social: 5 anos de história. Maceió: Edufal, 2017.
SILVA, Raiane Chagas da; Werner, Rosileia Clara. A contribuição da Extensão Universitária para a formação acadêmica no serviço social e sua aproximação com a metodologia da Educação Popular. In: Anais do III Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: desafios contemporâneos, IV Seminário Nacional de Território e Gestão de Políticas Sociais e III Congresso de Direito à Cidade e Justiça Ambiental. Londrina, 2019. Disponível em: https://www.congressoservicosocialuel.com.br/trabalhos2019/assets/4604-223263-35536-2019-03-29-arquivo-2.pdf. Acesso em: 29 mai. 2021.
TEIXEIRA, Joana Barata; BRAZ, Marcelo. O projeto ético-político do Serviço Social. Disponível em: http://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/teixeira-joaquina-barata_-braz-marcelo-201608060407431902860.pdf. Acesso em: 31 mai. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Juan Douglas Sá, Sarah Gabrielle Nobre, Débora César Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).