A PERSPECTIVA DECOLONIAL COMO ELEMENTO PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Palavras-chave:
Decolonialidade; Língua Portuguesa; Educação; EnsinoResumo
Este trabalho tem como objetivo refletir acerca da perspectiva decolonial como elemento para a reconstrução do sistema de ensino do componente curricular de Língua Portuguesa. Esse caminho é construído a partir do pressuposto que a língua e linguagem que rege uma sociedade é instrumento político de poder e discriminação nas relações humanas. Assim, pode ser usada para que estruturas hegemônicas de padrão eurocêntrico sejam problematizadas, repensadas e finalmente rompidas. A partir disso, ao compreender os efeitos coloniais que perpetuaram nas sociedades submetidas ao processo de colonização, reflete-se, especificamente sobre a colonialidade do poder, do ser e do saber – conceitos propostos pelo Grupo Modernidade/Colonialidade (M/C), no fim da década de 1990. Assim, medita-se sobre como esses conceitos estão presentes na concepção, ainda nos dias atuais, de educação. Para isso, o ensaio está dividido em: 1. Considerações Iniciais; 2. O ensino e a colonialidade do poder, ser e saber; 3. O ensino da Língua Portuguesa: uma (re)construção decolonial e 4. Considerações finais. Por fim, entendendo a colonialidade como “um novo padrão de poder mundial”, a decoloniadade se mostra, por outro lado, um ponto de partida promissor para uma forma de pensar mais crítica.
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