As Figuras de autoridade nas HQs de Mafalda

Autores

Resumo

Este trabalho se debruça sobre um conjunto de onze tiras da personagem Mafalda, pertencente à série de mesmo nome, publicada entre as décadas de 60 e 70 pelo quadrinista argentino Quino. Na série, observa-se uma personagem crítica e reflexiva com relação às situações vividas em seu cotidiano e diferentes formas de manifestação desse pensamento. Neste recorte específico, foram escolhidas para análise as figuras de autoridade existentes no círculo social de Mafalda e como se dá sua relação com tais figuras, considerando as condições em que a tira foi produzida – o contexto da ditadura militar argentina. Para isso, são requeridas leituras sobre riso e humor, história dos quadrinhos argentinos e sobre a construção do humor como ferramenta narrativa. Desta forma, por meio de perspectivas de teóricos como Bergson (2001), Ramos (2010), Cosse (2014), dentre outros, analisamos as imagens de autoridade projetadas nesta série cômica e como se desdobram as relações de Quino e Mafalda com as mesmas. Conclui-se, por meio deste estudo, que as diferentes formas de operar a linguagem humorística contribuíram para que a tira pudesse ser publicada num período obscuro da história argentina, visto que tais críticas são, por vezes, mais ou menos veladas, graças as diferentes formas com que opera o humor.

Palavras-chave: Mafalda. Quino. História em quadrinhos. Autoridade. Autoritarismo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jozefh Queiroz, Universidade Federal de Alagoas

Docente do curso de Letras Espanhol da Universidade Federal de Alagoas. Doutor e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas

Referências

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

COSSE, Isabella. Mafalda: historia social y política. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2014.

QUEIROZ, Jozefh. Humor em quadrinhos: narrativas gráficas brasileiras e argentinas em foco. Maceió: Edufal, 2015.

QUEIROZ, Jozefh. Categorias de humor na série Mafalda, de Quino. In: Congresso Brasileiro de Hispanistas, 8, 2014, Rio de Janeiro. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Rio de Janeiro, ABH: 2016.

QUINO. Toda Mafalda. Buenos Aires: Ediciones de la Flor, 2004.

RAMOS, Paulo. Bienvenido: um passeio pelos quadrinhos argentinos. Campinas: Zarabatana Book, 2010.

WERGUEIRO, Waldomiro. Ângelo Agostini, pioneiro dos quadrinhos, 2002. https://www.omelete.com.br/quadrinhos/angelo-agostini-pioneiro-dos-quadrinhos. Acesso em: 30 mar. 2020.

Downloads

Publicado

2024-05-13

Como Citar

DOS SANTOS SILVA, Danielly; QUEIROZ, Jozefh. As Figuras de autoridade nas HQs de Mafalda. Revista Areia, [S. l.], v. 7, n. 8, p. 21–35, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/15846. Acesso em: 20 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos