Estágio supervisionado de língua espanhola: reflexões em torno do planejamento, da abordagem da gramática e das destrezas (Relato de experiência)

Autores

Resumo

O relato de experiência apresentado a seguir foi desenvolvido na disciplina de Estágio Supervisionado 3 do curso de Letras Espanhol da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas, no semestre letivo 2023.1. As discussões desenvolvidas no decorrer das aulas ministradas da disciplina, em diálogo com as práticas realizadas em sala de aula, nortearam a composição de um relato que culminou na reflexão de temáticas como o planejamento das aulas, novas formas de abordar a gramática e o desenvolvimento das destrezas orais e escritas em sala de aula. Para isto, recorreu-se ao aporte teórico de Alonso (1994), Rojo (2012), Buyse (2019), Martín Leralta (2019), Ruiz Campillo e Real Espinosa (2019). Por meio do diálogo entre o aporte teórico trazido na disciplina e as práticas realizadas no decorrer do estágio, foi possível lançar novos olhares sobre temas e questões frequentemente presentes na sala de aula de língua espanhola, consolidando e reestruturando a formação docente para a aquisição de novos sentidos e práticas.

Palavras-chave: Estágio de língua espanhola. Planejamento. Ensino de gramática. Destrezas orais e escritas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Cristina Nascimento de Melo, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduanda em Letras Espanhol pela Faculdade de Letras (FALE) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Jozefh Queiroz, Universidade Federal de Alagoas

Docente do curso de Letras Espanhol da Universidade Federal de Alagoas. Doutor e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas

Referências

ALONSO, Encina. La programación y planificación de clases. In: ALONSO, Encina. ¿Cómo ser profesor/a y querer seguir siéndolo? Madri: Edelsa, 1994.

BUYSE, Kris. Destrezas II: Expresión y comprensión escritas. In: JIMÉNEZ CALDERÓN, Francisco; RUFAT SÁNCHEZ, Anna (Org.). Manual de formación para profesores de ELE. Madri: SGEL, 2019.

MARTÍN LERALTA, Susana. Destrezas I: comprensión y expresión orales. In: JIMÉNEZ CALDERÓN, Francisco; RUFAT SÁNCHEZ, Anna (Org.). Manual de formación para profesores de ELE. Madri: SGEL, 2019.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

RUIZ CAMPILLO, José Plácido; REAL ESPINOSA, Juan Manuel. Enseñanza de la gramática. In: JIMÉNEZ CALDERÓN, Francisco; RUFAT SÁNCHEZ, Anna (Org.). Manual de formación para profesores de ELE. Madri: SGEL, 2019.

Downloads

Publicado

2024-05-13

Como Citar

NASCIMENTO DE MELO, Aline Cristina; QUEIROZ, Jozefh. Estágio supervisionado de língua espanhola: reflexões em torno do planejamento, da abordagem da gramática e das destrezas (Relato de experiência). Revista Areia, [S. l.], v. 7, n. 8, p. 9–20, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/17301. Acesso em: 20 jul. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)