Estágio supervisionado de língua espanhola: reflexões em torno do planejamento, da abordagem da gramática e das destrezas (Relato de experiência)
Résumé
O relato de experiência apresentado a seguir foi desenvolvido na disciplina de Estágio Supervisionado 3 do curso de Letras Espanhol da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas, no semestre letivo 2023.1. As discussões desenvolvidas no decorrer das aulas ministradas da disciplina, em diálogo com as práticas realizadas em sala de aula, nortearam a composição de um relato que culminou na reflexão de temáticas como o planejamento das aulas, novas formas de abordar a gramática e o desenvolvimento das destrezas orais e escritas em sala de aula. Para isto, recorreu-se ao aporte teórico de Alonso (1994), Rojo (2012), Buyse (2019), Martín Leralta (2019), Ruiz Campillo e Real Espinosa (2019). Por meio do diálogo entre o aporte teórico trazido na disciplina e as práticas realizadas no decorrer do estágio, foi possível lançar novos olhares sobre temas e questões frequentemente presentes na sala de aula de língua espanhola, consolidando e reestruturando a formação docente para a aquisição de novos sentidos e práticas.
Palavras-chave: Estágio de língua espanhola. Planejamento. Ensino de gramática. Destrezas orais e escritas.
Téléchargements
Références
ALONSO, Encina. La programación y planificación de clases. In: ALONSO, Encina. ¿Cómo ser profesor/a y querer seguir siéndolo? Madri: Edelsa, 1994.
BUYSE, Kris. Destrezas II: Expresión y comprensión escritas. In: JIMÉNEZ CALDERÓN, Francisco; RUFAT SÁNCHEZ, Anna (Org.). Manual de formación para profesores de ELE. Madri: SGEL, 2019.
MARTÍN LERALTA, Susana. Destrezas I: comprensión y expresión orales. In: JIMÉNEZ CALDERÓN, Francisco; RUFAT SÁNCHEZ, Anna (Org.). Manual de formación para profesores de ELE. Madri: SGEL, 2019.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
RUIZ CAMPILLO, José Plácido; REAL ESPINOSA, Juan Manuel. Enseñanza de la gramática. In: JIMÉNEZ CALDERÓN, Francisco; RUFAT SÁNCHEZ, Anna (Org.). Manual de formación para profesores de ELE. Madri: SGEL, 2019.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).