Avaliação da compreensão leitora de alunos do 1° ano do ensino médio de uma escola pública de Maceió

Autores

  • Ivy Gabrielli Pino de Lima Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar a compreensão leitora de alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Maceió. Com base na perspectiva sociocognitiva da leitura, conforme os trabalhos de Kleiman (2013), Siqueira e Zimmer (2006), Koch e Elias (2010), Silveira e Oliveira (2015), este trabalho apresenta o processo de ativação de conhecimentos prévios, os objetivos do ato de ler e as estratégias cognitivas e metacognitivas. A pesquisa seguiu a abordagem metodológica qualitativo-interpretativa com aporte quantitativo. A coleta de dados deu-se numa turma do 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Maceió, utilizando como instrumentos para a coleta de dados os testes múltipla escolha e cloze. Pelo caráter interventivo, a pesquisa também se classifica como pesquisa-ação, pois o contato sistemático dos participantes com os testes possibilitou identificar as suas dificuldades, assim como contribuir para o desempenho na compreensão leitora. Os resultados demonstram que os alunos-participantes sentem dificuldade para compreender as questões inferenciais. É possível concluir que o trabalho sistemático com a aplicação de técnicas e estratégias de leitura poderá surtir efeito positivo se ocorrer com mais frequência nas escolas.

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Biografia do Autor

Ivy Gabrielli Pino de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Aluna do curso de Letras/português da Universidade Federal de Alagoas.

Referências

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Publicado

2018-04-01

Como Citar

PINO DE LIMA, Ivy Gabrielli. Avaliação da compreensão leitora de alunos do 1° ano do ensino médio de uma escola pública de Maceió. Revista Areia, [S. l.], n. 1, p. p. 16 – 32, 2018. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/4080. Acesso em: 13 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos