Avaliação da compreensão leitora de alunos do 1° ano do ensino médio de uma escola pública de Maceió

Auteurs-es

  • Ivy Gabrielli Pino de Lima Universidade Federal de Alagoas

Résumé

Este artigo tem como objetivo avaliar a compreensão leitora de alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Maceió. Com base na perspectiva sociocognitiva da leitura, conforme os trabalhos de Kleiman (2013), Siqueira e Zimmer (2006), Koch e Elias (2010), Silveira e Oliveira (2015), este trabalho apresenta o processo de ativação de conhecimentos prévios, os objetivos do ato de ler e as estratégias cognitivas e metacognitivas. A pesquisa seguiu a abordagem metodológica qualitativo-interpretativa com aporte quantitativo. A coleta de dados deu-se numa turma do 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Maceió, utilizando como instrumentos para a coleta de dados os testes múltipla escolha e cloze. Pelo caráter interventivo, a pesquisa também se classifica como pesquisa-ação, pois o contato sistemático dos participantes com os testes possibilitou identificar as suas dificuldades, assim como contribuir para o desempenho na compreensão leitora. Os resultados demonstram que os alunos-participantes sentem dificuldade para compreender as questões inferenciais. É possível concluir que o trabalho sistemático com a aplicação de técnicas e estratégias de leitura poderá surtir efeito positivo se ocorrer com mais frequência nas escolas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ivy Gabrielli Pino de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Aluna do curso de Letras/português da Universidade Federal de Alagoas.

Références

BORTOLANZA, Ana Maria Esteves; COTTA, Maria Amélia de Castro. Emprego da técnica cloze como instrumento para melhorar o desempenho em leitura. Revista Signo. v.37, n.63 (2012). Disponível em:

<http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/2912>. Acesso em: 18 de abr. 2016.

BOSO, Augiza Carla et al. Aspectos cognitivos da leitura: conhecimento prévio e teoria dos esquemas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 24-39, jul./dez. 2010. Disponível em: < http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/716/pdf_39>. Acesso em: 18 de abr.2016.

BRASIL, Ministério da Educação. Matrizes da Prova Brasil e do Saeb. Brasília: MEC, 2011. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/prova-brasil/matrizes-da-prova-brasil-e-do-saeb>. Acesso em 12 mar. 2017.

KATO, Mary. O Aprendizado da Leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto.

ed. São Paulo: Contexto, 2007.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 15 ed. São Paulo: Pontes, 2013.

PEREIRA, Vera Wannmacher; GUARESI, Ronei. (Orgs.). Estudos sobre leitura: Psicolinguística e interfaces. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. 206p.

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; BORUCHOVITCH, Evely; OLIVEIRA, Luciane de (Orgs). Cloze: um instrumento de diagnóstico e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.

SANTOS, Kayllene Leite da Rocha. A compreensão leitora entre alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior de Alagoas: uma pesquisa-ação interventiva. 2016. 147f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.

SILVEIRA, Maria Inez Matoso; OLIVEIRA, Francisco Jailson Dantas de. Leitura: abordagem cognitiva. Maceió: Edufal, 2015.

SIQUEIRA, Maity; ZIMMER, Márcia Cristina. Aspectos linguísticos e cognitivos da leitura. Rev. de Letras - n° 28 - vol. 1/2 - jan/dez. 2006.

Téléchargements

Publié-e

2018-04-01

Comment citer

PINO DE LIMA, Ivy Gabrielli. Avaliação da compreensão leitora de alunos do 1° ano do ensino médio de uma escola pública de Maceió. Revista Areia, [S. l.], n. 1, p. p. 16 – 32, 2018. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/4080. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos