Avaliação da compreensão leitora de alunos do 1° ano do ensino médio de uma escola pública de Maceió
Résumé
Este artigo tem como objetivo avaliar a compreensão leitora de alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Maceió. Com base na perspectiva sociocognitiva da leitura, conforme os trabalhos de Kleiman (2013), Siqueira e Zimmer (2006), Koch e Elias (2010), Silveira e Oliveira (2015), este trabalho apresenta o processo de ativação de conhecimentos prévios, os objetivos do ato de ler e as estratégias cognitivas e metacognitivas. A pesquisa seguiu a abordagem metodológica qualitativo-interpretativa com aporte quantitativo. A coleta de dados deu-se numa turma do 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Maceió, utilizando como instrumentos para a coleta de dados os testes múltipla escolha e cloze. Pelo caráter interventivo, a pesquisa também se classifica como pesquisa-ação, pois o contato sistemático dos participantes com os testes possibilitou identificar as suas dificuldades, assim como contribuir para o desempenho na compreensão leitora. Os resultados demonstram que os alunos-participantes sentem dificuldade para compreender as questões inferenciais. É possível concluir que o trabalho sistemático com a aplicação de técnicas e estratégias de leitura poderá surtir efeito positivo se ocorrer com mais frequência nas escolas.
Téléchargements
Références
BORTOLANZA, Ana Maria Esteves; COTTA, Maria Amélia de Castro. Emprego da técnica cloze como instrumento para melhorar o desempenho em leitura. Revista Signo. v.37, n.63 (2012). Disponível em:
<http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/2912>. Acesso em: 18 de abr. 2016.
BOSO, Augiza Carla et al. Aspectos cognitivos da leitura: conhecimento prévio e teoria dos esquemas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 24-39, jul./dez. 2010. Disponível em: < http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/716/pdf_39>. Acesso em: 18 de abr.2016.
BRASIL, Ministério da Educação. Matrizes da Prova Brasil e do Saeb. Brasília: MEC, 2011. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/prova-brasil/matrizes-da-prova-brasil-e-do-saeb>. Acesso em 12 mar. 2017.
KATO, Mary. O Aprendizado da Leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto.
ed. São Paulo: Contexto, 2007.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 15 ed. São Paulo: Pontes, 2013.
PEREIRA, Vera Wannmacher; GUARESI, Ronei. (Orgs.). Estudos sobre leitura: Psicolinguística e interfaces. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. 206p.
SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; BORUCHOVITCH, Evely; OLIVEIRA, Luciane de (Orgs). Cloze: um instrumento de diagnóstico e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.
SANTOS, Kayllene Leite da Rocha. A compreensão leitora entre alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior de Alagoas: uma pesquisa-ação interventiva. 2016. 147f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
SILVEIRA, Maria Inez Matoso; OLIVEIRA, Francisco Jailson Dantas de. Leitura: abordagem cognitiva. Maceió: Edufal, 2015.
SIQUEIRA, Maity; ZIMMER, Márcia Cristina. Aspectos linguísticos e cognitivos da leitura. Rev. de Letras - n° 28 - vol. 1/2 - jan/dez. 2006.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).