A CRIAÇÃO LITERÁRIA DE GEOVANI MARTINS: UMA ANÁLISE DO CONTO "ROLÉZIM"
Resumen
Neste trabalho, analisarei o texto literário “Rolézim”, um dos treze contos que integram o livro O Sol na Cabeça, escrito pelo autor brasileiro contemporâneo Geovani Martins e publicado pela editora Companhia das Letras em 2018. A análise tem como objetivo permear os aspectos formais, estéticos, linguísticos e sociais do conto, assim como os literários. Destaco, durante o trabalho, a linguagem escolhida pelo autor para criar a sua narrativa e construir a representação de grupos sociais específicos encontrados no conto, além das denúncias sociais apresentadas constantemente ao longo das narrativas do livro. Para analisar esses diversos fatores que compõem a obra de Geovani Martins, utilizo algumas reflexões de Gotlib (1985) e Cortázar (2006), acerca da Teoria do Conto, relacionando as características desse gênero narrativo com o texto literário analisado, assim como os estudos de Schøllhammer (2009) e Candido (2006) para analisar, discutir e apresentar os aspectos literários e sociais da obra, assim como a ligação entre eles ao longo da construção artística. A partir dessas reflexões, situo o livro O Sol na Cabeça no momento presente e, ao mesmo tempo, destaco o seu constante diálogo com a tradição literária brasileira e com o passado a partir da linguagem apresentada na composição da narrativa.Descargas
Citas
BARBON, Júlia. NOGUEIRA, Italo. Sob intervenção, Rio tem maior número de mortos por policiais em 16 anos. Folha de São Paulo. Rio de Janeiro. 18 de dez. de 2018. Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/12/sob-intervencao-rio-tem-maior-numero-demortos-por-policiais-em-16-anos.shtml. Acesso em: 16 de nov. de 2019.
CANDIDO, Antonio. Literatura e vida social. In: Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.
CORTÁZAR, Julio. Do conto breve e seus arredores. In: Valise de Cronópio. São Paulo: Perspectiva, 2006.
CORTÁZAR, Julio. Alguns aspectos do conto. In: Valise de Cronópio. São Paulo: Perspectiva, 2006.
COUTINHO, Ismael de Lima. Gramática Histórica. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1976.
MARTINS, Geovani. O Sol na Cabeça. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2018.
GOTLIB, Nádia Batella. A Teoria do Conto. Ática, 1985.
PLATÃO. A República. Tradução por Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultural, 2000.
SCHØLLHAMMER, Karl Eric. Que significa literatura contemporânea? In: Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).