PELOS CAMINHOS DA LINGUÍSTICA:
CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO PET/LETRAS/UFAL AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palabras clave:
PET/Letras/UFAL. Linguística. Ensino de Língua Portuguesa. Projeto RALPE.Resumen
O presente artigo tem como principal objetivo revisitar algumas das principais contribuições teóricas, metodológicas, educacionais e formativas do Grupo PET/Letras/UFAL acerca do processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa na Educação Básica. Para isso, parte dos pressupostos teóricos validados por diferentes campos do saber, buscando fazer um panorama daquilo que foi sendo proposto e executado pelo grupo PET no período de 2000 a 2002 no âmbito do Projeto RALPE (Reflexão e Análise Linguística vs. Produção Escrita nos 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental). Como consequência disso, apresentará como a Linguística teórica e Aplicada foi sendo investigada e trazida para o centro da sala de aula na Educação Básica, por meio de projetos didáticos e oficinas de aprendizagem desenvolvidos pelo projeto RALPE. Os resultados apresentados nas oficinas e projetos mostraram que o trabalho desenvolvido com a leitura e a produção textual pode ser criativo e mais próximo das necessidades de aprendizagem dos estudantes, contribuindo para práticas de letramento mais significativas e, consequentemente, para uma educação transformadora, que vise à construção da cidadania. Isso não significa deixar de lado o conhecimento gramatical e metalinguístico, mas transcender a tradição exclusivamente normativa e dogmática ainda tão presente em muitas aulas de Língua Portuguesa nas escolas brasileiras.
Palavras-chave: PET/Letras/UFAL. Linguística. Ensino de Língua Portuguesa. Projeto RALPE.
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