CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIÊNCIA COM O PAESPE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS BOLSISTAS DO PET LETRAS

Autores/as

  • Fransuelly Raimundo Rêgo UFAL

Palabras clave:

Formação Docente. PET. PAESPE

Resumen

Cônscios dos impactos promovidos por uma profícua formação para a atuação do profissional docente, o presente relato de experiência objetiva refletir acerca das contribuições advindas do Programa de Educação Tutorial, o PET, do curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no processo formativo dos petianos enquanto docentes em processo de formação inicial através da experiência com o PAESPE. Para tal, destaca-se que o PET adota a perspectiva da formação reflexiva dos futuros profissionais (SHÖN, 2000) e um fazer docente responsivo e responsável (BAKHTIN, 2003). E como contribuições do programa destacam-se três: em primeiro lugar, a vivência de experiências enriquecedoras com o tripé universitário, rearticulando teoria e prática na ação docente; em segundo, uma desafiadora elaboração transdisciplinar dos conhecimentos docentes, e em terceiro, uma interação continua entre a comunidade acadêmica e a não acadêmica, aspecto que possibilita ação da responsabilidade social e ética do sujeito docente entre as comunidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fransuelly Raimundo Rêgo, UFAL

Graduada em Letras Espanhol pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Participou do PET Letras no período de 2014 a 2016. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Alagoas.

Citas

ANDRÉ, M. E. D. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v.33, n.3, p.174-181set./dez.2010.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 4. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. Ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MARTIN, M. da G. M. O programa de educação Tutorial: Formação ampla na graduação. 2005. 96 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFP, Curitiba / PR.

MELO FILHO, J. F. Programa de educação tutorial: trajetória, desafios e articulações. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutoria l- Três Lagoas/MS - vol. 1, n. 1, Outubro 2019, p. 33-56

MORIN, E. Os desafios. In. ______. A cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Trad. Eloá Joacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET. Manual de Orientações Básicas. Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, Coordenação geral de Relações Acadêmicas de Graduação, Secretaria de Educação Superior, Ministério da Educação, 2006.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SEVERINO. Antonio Joaquim. Pesquisa, pós-graduação e Universidade. In: Revista da Faculdade Salesiana, Lorena, v. 24, n. 34, p. 60-68, 1996.

SUASSUNA, L. Ensino de língua portuguesa: os gêneros textuais e a ortodoxia escolar. In: ZOZZOLI, Rita Maria Diniz; OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes. (Org.). Leitura, escrita e ensino. Maceió: EDUFAL, 2008, v. único, p. 111-136.

USP. Programa de Educação Tutorial – PET/USP: Projeto de Políticas e Diretrizes Pedagógicas. Pró-Reitoria de Graduação, Universidade de São Paulo, 2009.

ZOZZOLI, R. M. D. Levando o diálogo social para a sala de aula: o enunciado-acontecimento-tema no ensino de língua portuguesa. In: FIGUEIREDO, F. J. Q. de; SIMÕES, D. (Orgs.). Linguística Aplicada, prática de ensino e aprendizagem de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

Publicado

2021-11-15

Cómo citar

RÊGO, Fransuelly Raimundo. CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIÊNCIA COM O PAESPE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS BOLSISTAS DO PET LETRAS. Revista Areia, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 58–67, 2021. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/12520. Acesso em: 21 nov. 2024.