Amor, loucura e transgressão feminina no romance historiográfico “El pergamino de la seducción”
Resumen
O trabalho que por hora se inicia tem como objetivos investigar os aspectos do amor, da loucura e da transgressão feminina no romance historiográfico El Pergamino de la Seducción, produção ficcional da escritora nicaraguense Gioconda Belli publicada em 2005. De modo geral, objetiva ainda averiguar os caminhos percorridos pela autora na reconstrução - mesmo que ficcional – de um dos personagens mais conhecidos do Renascimento europeu, ou seja, a rainha Juana, a louca de Castilha. Objetiva, também, observar um pouco mais de perto como a loucura é tratada dentro da esfera literária. Para se chegar aos resultados encontrados foi imprescindível levar em conta os apontamentos de Hutcheon (1991), acerca da metaficção historiográfica, e a relação que esta linha de pesquisa guarda com a história real, uma vez que - neste artigo – nos propomos a analisar uma narrativa que de maneira ficcional reescreve a história oficial.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).