A cidade narrada: uma leitura do romance La tregua e do filme Medianeras
Resumen
O presente artigo se debruça sobre a temática da cidade enquanto personagem e suas representações a partir da análise de duas narrativas, a saber, La Tregua (1960), romance uruguaio do escritor Mario Benedetti, e Medianeras (2011), filme argentino do diretor Gustavo Taretto. Analisa-se a atuação que é exercida pela cidade-personagem nas citadas obras, mostrando-se que cada obra, que é elaborada com uma linguagem específica (a literária e a cinematográfica), elabora ficcionalmente e de modo particular o cenário urbano. Concluiu-se que a cidade constitui-se como o personagem imprescindível que compõe e transforma a trama das narrativas escolhidas e comunica sobre a possibilidade de acercamento das relações como o outro no espaço urbano.Descargas
Citas
BENEDETTI, Mario. La Tregua. 3. ed. Alianza editorial: Madrid, 2013.
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. Tradução Diogo Mainard. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1972.
CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Tradução Fernando Albagli e Benjamin Albagli. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
COLOMBO, Natalia Ruggiero. Mario Benedetti e as fronteiras (in) visíveis: a imposição dos limites na trajetória dos romances do autor. 2009, 48f. Monografia (Monografia do curso de Licenciatura em Letras) - Universidade Estadual de Campinas- Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 2009.
GOMES, Renato Cordeiro. Todas as Cidades, A cidade: literatura e experiência urbana. Rocco, 1994.
GOMES, Renato Cordeiro. Cartografias urbanas: representações da cidade na literatura. Semear (PUCRJ), Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 179-188, 1997. Disponivel em: < http://www.letras.puc-rio.br/unidades&nucleos/catedra/revista/1Sem_12.html >.
KUSTER, Eliane; PECHMAN, Robert. O chamado da cidade: ensaios sobre a urbanidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
MEDIANEIRAS: Buenos Aires na era do amor digital. Direção: Gustavo Taretto, Produção: Natacha Cervi e Hernán Musalupp, Argentina, 95 min. 2011. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=8ja-vEbiY1c >. Acesso em: 17 jun. 2015.
POE, Edgar. O homem da multidão. Disponível em: <http://gabrieltorres.xpg.uol.com.br/puc/homem_multidao.pdf >. Acesso em 21 set. 2016.
SERAGUSA, Fabiana. “Medianeras” mostra solidão do delivery e do SMS, diz diretor, Folha de São Paulo. 12 ago. 2011. Disponível em: < http://guia.folha.uol.com.br/cinema/973114-medianeras-mostra-solidao-do-delivery-e-do-sms-diz-diretor.shtml > . Acesso em: 19 fev. 2011.
VAREA, Fernando. Gustavo Taretto: “La contradicción es parte importante de mi película” Espacio cine. 17 ago.2011. Disponível em: < https://espaciocine.wordpress.com/2011/09/17/gustavo-taretto/ > . Acesso em: 19 fev. 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).