OS PROCESSOS REFERENCIAIS NA CONSTRUÇÃO DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM

Autores

  • Danielle Belarmino de Lima
  • Fabiana Pincho de Oliveira

Resumo

Este artigo tem por objetivos descrever e analisar o emprego das estratégias referenciais no gênero redação do Enem e oferecer subsídio para o trabalho com a produção de textos argumentativos a partir do ensino da referenciação. Para tal, tomamos como base teórica os estudos acerca da referenciação (MONDADA e DUBOIS 2003), da coerência (KOCH e TRAVAGLIA, 2003) e da argumentação (BRONCKART, 2003). Quanto à metodologia, fundamentada na perspectiva da pesquisa-ação, elaboramos e aplicamos, no ano de 2018, uma sequência didática (SD), voltada para o ensino do gênero redação do Enem, no Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe). Durante a análise, percebemos que os alunos iniciaram as aulas com dificuldades no que tange à utilização dos processos referenciais. Já no final, notamos que todos se mostraram mais conscientes das formas de introdução e retomada de referentes

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Referências

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Publicado

2020-05-19

Como Citar

DE LIMA, Danielle Belarmino; DE OLIVEIRA, Fabiana Pincho. OS PROCESSOS REFERENCIAIS NA CONSTRUÇÃO DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM. Revista Areia, [S. l.], n. 3, p. p. 74 – 89, 2020. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/10244. Acesso em: 24 nov. 2024.

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