AS QUESTÕES DE GRAMÁTICA NA PROVA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM):
UMA ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA
Palavras-chave:
Gramática Normativa. ENEM. Análise Linguística.Resumo
Este artigo resulta da adaptação de um trabalho de conclusão de curso em Letras-Português, que teve como objetivo analisar como as questões de gramática normativa são abordadas no ENEM. A escolha das reflexões gramaticais realizadas nesta pesquisa se justifica porque a gramática continua sendo o principal foco nas aulas de Língua Portuguesa, sobretudo pelas exigências do domínio de conhecimentos linguísticos exigidos em diversos contextos da sociedade, dentre eles, o acesso à universidade por meio do ENEM. Para fundamentar a análise, adota-se como referencial teórico estudos que abordam sobre ensino de gramática, como Geraldi (1997; 2012), Franchi (2006), Possenti (1996), Pietri (2003). Também são consideradas as reflexões de Chizzotti (2006) e de Lüdke e André (1986) para fundamentar a metodologia de pesquisa qualitativa. O corpus da análise foi constituído com as questões gramaticais do ENEM do período de 2013 a 2019. Para esse recorte temporal, foram considerados dois aspectos: os exames mais recentes e os temas mais recorrentes. A pesquisa possibilitou afirmar que o modo como são propostas as questões de gramática normativa no ENEM ainda está pautado apenas na metalinguagem, restrito à concepção de linguagem como expressão do pensamento ou como instrumento de comunicação. Não há, dessa forma, uma proposta com base na perspectiva da linguagem como interação social (BAKTHIN, 1997) nem em práticas de Análise Linguística (GERALDI, 2012).
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