Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais: o que mostram as pesquisas sobre esta nova alternativa pedagógica para o ensino e aprendizagem de matemática

Autores

Palavras-chave:

Modelagem Matemática. Tecnologias Digitais. Educação Matemática.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os documentos de teses e dissertações do banco de dados virtual da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), utilizamos como descritor “Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais”. Logo, este estudo tem como pretensão oferecer subsídios para o planejamento de revisão sistemática descritiva, respondendo às seguintes indagações: quais as concepções de Modelagem Matemática que os pesquisadores utilizaram em seus estudos ao utilizar as Tecnologias Digitais? Quais regiões do Brasil mais realizaram pesquisas com o tema proposto? Para alcançar os objetivos da pesquisa fizemos um levantamento bibliográfico, na qual foram identificados, selecionados e analisados 53 documentos de teses e dissertações. Como resultado deste estudo foram identificados 7 documentos, sendo 2 teses e 5 dissertações na BDTD, mostrando uma maior concentração na região Sul, a saber, 43% na região Sul, 28,5% na região Norte e 28,5% na região Sudeste. Além disso, entendemos que a Modelagem e as Tecnologias Digitais se inter relacionam de forma natural por meio de contextos socais, políticos, econômicos e cultural.

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Biografia do Autor

Alessandro Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestrando vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) do Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2022). Graduado em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018 - 2021). Foi Bolsista do grupo PET Conexões de Saberes Matemática desde (2019 - 2021). Membro do Grupo de Formação, Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GFEPEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) do Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Eugenia Brunilda Opazo Uribe, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Formada em Pedagogia en Matemática y Física pela Universidad Austral de Chile (1985). Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1989), sob a orientação do Prof. Dr. Geraldo Severo de Souza Ávila. Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2002), sob a orientação do Prof. Dr. José Ricardo Figueiredo. Professora Associado IV do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tutora do Grupo PET Conexões de Saberes - Matemática/CPTL no período 2010-2022. Editora Adjunta da Revista Ensin@ UFMS. Membro do Conselho Editorial da Revista Eletrônica de Educação Tutorial (REPET) - Três Lagoas/MS. Membro do GFORP - Grupo de Estudos em Formação de Professores da UFMS/CPTL. Membro do Grupo LEA UFMS - Laboratório de Ensino e Pesquisa Multidisciplinar. Atua nas áreas de Matemática, Ensino de Matemática e Formação de Professores.

Claudia Carreira da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2000), É mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2009) e doutora no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Atuou como professora na Faculdade de Filosofia e Letras de Mandaguari. (2009). Foi Professora Concursada da Rede Estadual de Educação do PR, ministrando aulas no Ensino básico (2004-2010). É professora adjunta (dedicação exclusiva) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, coordenou o curso de Matemática de 2013 a 2016 e atuou como diretora de campus de 2017 a 2021 no Campus Ponta Porã/MS (CPPP). É Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS/Campo Grande/MS, atualmente faz parte do quadro de professores do Instituto de Matemática (INMA/UFMS) e atua como secretária na Secretaria de Programas e Projetos (SEPEX) da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esportes da UFMS.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Ribeiro da Silva, A., Brunilda Opazo Uribe, E., & Carreira da Rosa, C. (2022). Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais: o que mostram as pesquisas sobre esta nova alternativa pedagógica para o ensino e aprendizagem de matemática. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 1(1), e202207. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/redemat/article/view/14594