Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais: o que mostram as pesquisas sobre esta nova alternativa pedagógica para o ensino e aprendizagem de matemática
Palavras-chave:
Modelagem Matemática. Tecnologias Digitais. Educação Matemática.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar os documentos de teses e dissertações do banco de dados virtual da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), utilizamos como descritor “Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais”. Logo, este estudo tem como pretensão oferecer subsídios para o planejamento de revisão sistemática descritiva, respondendo às seguintes indagações: quais as concepções de Modelagem Matemática que os pesquisadores utilizaram em seus estudos ao utilizar as Tecnologias Digitais? Quais regiões do Brasil mais realizaram pesquisas com o tema proposto? Para alcançar os objetivos da pesquisa fizemos um levantamento bibliográfico, na qual foram identificados, selecionados e analisados 53 documentos de teses e dissertações. Como resultado deste estudo foram identificados 7 documentos, sendo 2 teses e 5 dissertações na BDTD, mostrando uma maior concentração na região Sul, a saber, 43% na região Sul, 28,5% na região Norte e 28,5% na região Sudeste. Além disso, entendemos que a Modelagem e as Tecnologias Digitais se inter relacionam de forma natural por meio de contextos socais, políticos, econômicos e cultural.
Downloads
Referências
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. Editora Contexto, 2002.
BIEMBENGUT, M. S. 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das propostas primeiras às propostas atuais. Alexandria: revista de educação em ciência e tecnologia, v. 2, n. 2, p. 07-32, 2009. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6170697>. Acesso em: 10, julho. 2022.
BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino. São Paulo: Contexto, 2007.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem matemática & resolução de problemas, projetos e etnomatemática: pontos confluentes. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 2, p. 197-219, 2014. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6170851>. Acesso em: 10, julho de 2022.
BLUM, W.; NISS, M. Applied mathematical problem solving, modelling, applications, and links to other subjects—State, trends and issues in matemáticas instruction. Educational studies in mathematics, v. 22, n. 1, p. 37-68, 1991. DOI: https://doi.org/10.1007/BF00302716. Disponível em <https://link.springer.com/article/10.1007/BF00302716>. Acesso em 15, julho 2022.
BURAK, D; KLUBER, T. E. Considerações sobre a modelagem matemática em uma perspectiva de Educação Matemática. Revista Margens Interdisciplinares. v. 7, n. 8, p. 33-50, 2013. DOI: https://doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2745. Disponível em: < http://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/revistamargens/article/view/2745>. Acesso em 16, julho 2022.
CAMPOS, D. G. O desenvolvimento de posturas críticas nos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental por meio da Modelagem Matemática. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituição de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, 2015.
CARVALHO, F.J.R. Introdução a programação de computador por meio de uma tarefa de modelagem matemática na educação matemática. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.
DALLA VECCHIA, R. A modelagem matemática e a realidade do mundo cibernético. 2012. 275 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.
FURTADO, A. B. Avaliação do uso das Tecnologias Digitais no apoio ao processo de Modelagem Matemática. 2014. 186 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2014, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, Ivan L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019.
GAYESKI, R. G. Big data e educação matemática: Algumas aproximações. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado Ensino de Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
Gil, A. C. 1946 - Como elaborar projetos de pesquisa. Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
MENEZES, B. S. Game Para Smartphones E Ambientes De Aprendizagem. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
ROSA, C. C. A formação do professor reflexivo no contexto da Modelagem Matemática. 2013. 265 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2013. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/>. Acesso em: 22, julho 2022.
SANTOS, R. C. R. O uso de programas computacionais e materiais manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem da geometria plana e espacial de alunos do ensino técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola de Floriano - Piauí. 2011.148 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
SCHELLER, M.; BIEMBENGUT, M. S. A utilização de tecnologias digitais nos primeiros passos na arte da pesquisa: uma experiência de modelagem. RENOTE, v. 11, n. 3, p. 1 – 11, 2013. DOI:https://doi.org/10.22456/1679-1916.44369. Disponível em <https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/44369/0>. Acesso em: 15, julho 2022.
SCHELLER, M. Tecnologias Digitais e Modelagem Matemática na Arte da Pesquisa no Ensino Médio. X ANPED Sul. UDESC/Florianópolis –SC. De 26 a 29 de outubro, 2014. Disponível em: < http://www.xanpedsul.faed.udesc.br/>. Acesso em: 15, julho 2022.
SILVA, A. D. P. Modelagem matemática e tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências da Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Metrado Acadêmico em Educação. Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém. 2019.