Modelos de formação docente e a Educação Matemática dos primeiros anos

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia, Matemática, Ensino, Formação Inicial, Ensino Fundamental

Resumo

Neste artigo apresenta-se um estudo histórico-bibliográfico acerca dos modelos de formação implementados nos cursos de Pedagogia brasileiros no período de 1939 a 2021. Para tal o mesmo estrutura-se em duas partes. Na primeira abordam-se as lentes a partir das quais os modelos de formação foram identificados no presente estudo, as quais dividem-se em duas perspectivas de análise. A primeira sociopolítica, pois destaca os principais acontecimentos históricos e políticos ocorridos no Brasil desde a era varguista até o período contemporâneo. A segunda perspectiva, de caráter pedagógico, compreende três diferentes esquemas de formação que foram utilizados no período histórico da perspectiva anterior. Já na segunda parte do presente artigo expõe-se um modelo proposto de formação voltada para os professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental baseado nas abordagens teóricas do domínio de conteúdo, domínio pedagógico de conteúdo e na transposição didática. Ressalta-se que o artigo em pauta traz ao campo da Didática da Matemática um resgaste histórico dos empregos metodológicos para a formação do pedagogo relacionando-os ao ensino da Matemática no Brasil. Desse modo, contribui para ampliar a pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, principalmente, na educação básica.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Mometti, C. (2023). Modelos de formação docente e a Educação Matemática dos primeiros anos. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 2(1), e202305. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/redemat/article/view/15762