Modelos de formação docente e a Educação Matemática dos primeiros anos
Keywords:
Pedagogia, Matemática, Ensino, Formação Inicial, Ensino FundamentalAbstract
Neste artigo apresenta-se um estudo histórico-bibliográfico acerca dos modelos de formação implementados nos cursos de Pedagogia brasileiros no período de 1939 a 2021. Para tal o mesmo estrutura-se em duas partes. Na primeira abordam-se as lentes a partir das quais os modelos de formação foram identificados no presente estudo, as quais dividem-se em duas perspectivas de análise. A primeira sociopolítica, pois destaca os principais acontecimentos históricos e políticos ocorridos no Brasil desde a era varguista até o período contemporâneo. A segunda perspectiva, de caráter pedagógico, compreende três diferentes esquemas de formação que foram utilizados no período histórico da perspectiva anterior. Já na segunda parte do presente artigo expõe-se um modelo proposto de formação voltada para os professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental baseado nas abordagens teóricas do domínio de conteúdo, domínio pedagógico de conteúdo e na transposição didática. Ressalta-se que o artigo em pauta traz ao campo da Didática da Matemática um resgaste histórico dos empregos metodológicos para a formação do pedagogo relacionando-os ao ensino da Matemática no Brasil. Desse modo, contribui para ampliar a pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, principalmente, na educação básica.
Downloads
References
ALMEIDA, C. R. F. M; CIRÍACO, K. T. Encontros e encantos com a Matemática no curso de Pedagogia. Trabalho completo, comunicação oral. Anais do XVI Seminário Sul-matogrossense de Pesquisa em Educação Matemática. n.16. Campo Grande: 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/sesemat/article/view/16425. Acesso em: 30 jun. 2023.
BRASIL. Decreto-Lei n. 1.190, de 4 de Abril de 1939. Dá organização à Faculdade Nacional de Filosofia. Rio de Janeiro, DF. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1190-4-abril-1939-349241-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 03 fev. 2023.
BRASIL. Decreto-Lei n. 8.529, de 2 de Janeiro de 1946. Estabelece a estrutura do ensino primário por meio da lei orgânica. Rio de Janeiro, DF. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8529-2-janeiro-1946-458442-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 03 fev. 2023.
BRASIL. Lei n. 4.024, de 20 de Dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 03 fev. 2023.
BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de Agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 03 fev. 2023.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 03 fev. 2023.
BRASIL. Exame Nacional do Ensino Médio. 1998. Ministério da Educação. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem. Acesso em: 20 dez. 2023.
BRASIL. Sistema de Avaliação Educacional Brasileiro. 2005. Ministério da Educação. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 20 dez. 2023.
BURIGO, D. C.; PEDROZO, G. M. A dicotomia entre a formação e atuação do pedagogo. Revista Contemporânea de Educação, 16(36), 44-57, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20500/rce.v16i36.43459. Acesso em: 06 jul. 2023.
CAMPOS, T. M. M.; MAGINA, S.; NUNES, T. O professor polivalente e a fração: conceitos e estratégias de ensino. Revista Educação Matemática e Pesquisa. 1(8). São Paulo, 2006. 125-136. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/545. Acesso em 30 jun. 2023.
CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La Pensee Sauvage Éditions, 1991.
COIMBRA, C. L.. Os modelos de formação de professores/as da Educação Básica: quem formamos?. Educação & Realidade, v. 45, n. 1, p. e91731, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623691731. Acesso em: 03 jul. 2023.
COSTA, J. DE M.; PINHEIRO, N. A. M.; COSTA, E.. A formação para matemática do professor de anos iniciais. Ciência & Educação (Bauru), v. 22, n. 2, p. 505–522, abr. 2016.
CUNHA, D. R. A matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: relações entre a formação inicial e a prática pedagógica. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
DÁVILA, J. Diploma de brancura: política social e racial no Brasil – 1917 – 1945. São Paulo: Editora Unesp, 2006.
DIAS, S. Docência, gestão e pesquisa na formação do pedagogo: uma análise de três cursos de pedagogia do Rio de Janeiro. Revista Educação e Cultura Contemporânea. v.11, n.26. disponível em: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/1099/545. Acesso em: 5 jul. 2023.
GAUTHIER, C. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.
LESSARD, C.. A universidade e a formação profissional dos docentes: novos questionamentos. Educação & Sociedade, v. 27, n. 94, p. 201–227, jan. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000100010. Acesso em: 30 jun. 2023.
LIMA, S. M.; CARVALHO, A. de L. A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 48, p. 165–183, 2013. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/853. Acesso em: 6 jul. 2023.
LUCINDO, N. I.; ARAÚJO, R. M. B. de. Pedagogos da SRE-OP: desvelando o perfil, as escolhas e a formação desses profissionais. Educação em Foco, v. 22, n. 36, p. 29-57, jan./abr. 2019. Disponível em: http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2709. Acesso em: 03 jul. 2023.
MOMETTI, C. As consciências sociológicas de professores polivalentes na Educação Matemática. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 3, n. 1, p. 148-264, 1 jul. 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1564. Acesso em: 20 dezembro 2023.
PIMENTA, S. G. et al.. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa, v. 43, n. 1, p. 15–30, jan. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201701152815. Acesso em: 30 jun. 2023.
PROENÇA, M. C. DE. O ensino de frações via resolução de problemas na formação de futuras professoras de pedagogia. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 29, n. 52, p. 729–755, ago. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n52a15. Acesso em: 30 jun. 2023.
SARTI, F. M.. Dimensão socioprofissional da formação docente: aportes teóricos e proposições. Cadernos de Pesquisa, v. 50, n. 175, p. 294–315, jan. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053146796. Acesso em: 03 jul. 2023.
SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.
TOZETTO, S. S.; MARTINEZ, F. W. M.; KAILER, P. G. da L. A formação inicial de professores: os cursos de Pedagogia nas universidades públicas do Paraná. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–18, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14106. Acesso em: 6 jul. 2023.