CONHECIMENTO DOS CONTEXTOS EDUCACIONAIS REVELADO POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA PROFISSIONAL DO ESTADO DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.19058Palavras-chave:
Conhecimento docente, Contextos Educacionais, Shulman, Educação ProfissionalResumo
Este trabalho objetiva evidenciar o conhecimento dos contextos educacionais, revelado por professores de Matemática de uma Escola Profissional do Estado do Ceará. A pesquisa faz parte de uma tese em andamento, de natureza qualitativa e realizada por meio de entrevistas reflexivas on-line, com duração média de duas horas. Os encontros foram gravados em áudio e registrados em diário de campo. O estudo revelou a complexidade da prática docente e da mobilização do conhecimento dos contextos educacionais, com aspectos facilitadores e dificultadores que variam de acordo com a experiência, a estrutura da escola e a colaboração entre os professores. Aponta a necessidade de superar o individualismo no ambiente escolar, requisitando um processo de colaboração entre os professores para a realização de práticas efetivas de ensino da Matemática.
Palavras-chave: Conhecimento docente. Contextos Educacionais. Shulman. Educação Profissional.
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