CONHECIMENTO DOS CONTEXTOS EDUCACIONAIS REVELADO POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA PROFISSIONAL DO ESTADO DO CEARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.19058

Palavras-chave:

Conhecimento docente, Contextos Educacionais, Shulman, Educação Profissional

Resumo

Este trabalho objetiva evidenciar o conhecimento dos contextos educacionais, revelado por professores de Matemática de uma Escola Profissional do Estado do Ceará. A pesquisa faz parte de uma tese em andamento, de natureza qualitativa e realizada por meio de entrevistas reflexivas on-line, com duração média de duas horas. Os encontros foram gravados em áudio e registrados em diário de campo. O estudo revelou a complexidade da prática docente e da mobilização do conhecimento dos contextos educacionais, com aspectos facilitadores e dificultadores que variam de acordo com a experiência, a estrutura da escola e a colaboração entre os professores. Aponta a necessidade de superar o individualismo no ambiente escolar, requisitando um processo de colaboração entre os professores para a realização de práticas efetivas de ensino da Matemática.

Palavras-chave: Conhecimento docente. Contextos Educacionais. Shulman. Educação Profissional.

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Biografia do Autor

Mikaelle Barboza Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará - UECE (núcleo Formação de Professores de Ciências e Matemática). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UECE e especialização em Ensino de Matemática. Cursou Mestrado Acadêmico em Educação (UECE) com ênfase na Formação de Professores. Atualmente é professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Canindé, lecionando as disciplinas de Matemática e Educação Matemática nos cursos Técnicos, Tecnológicos e graduações. É membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (UECE-MAES) e Grupo de Pesquisa em Matemática Pura, Aplicada e Ensino (IFCE - GPEMATE). Suas áreas de estudo são: Ensino de Matemática, formação de professores, representações semióticas, Lesson study.

Joserlene Lima Pinheiro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professor da carreira do Magistério Superior lotado no Instituto de Humanidades (IH) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Pedagogo, mestre e doutor em Educação formado pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Matemática e Ensino - MAES; e Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em EtnoMatemática - GIEPEM ; -- Áreas de interesse: Formação de professores; Políticas Públicas; Educação Matemática; Ensino de Ciências; Tecnologias na educação; Etnomatemática; Ética; Educação e espiritualidade; Cultura Hacker; Afrofuturismo; Educação Especial 

Marcilia Chagas Barreto, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002), com estágio pós-doutoral na Universidade de Quebec à Chicoutimi, em Educação Matemática(2006-2007). Mestra em Estudos Pós Graduados em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1979).Professora associada da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Lidera o Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES). Membro da Rede de Educação Matemática Nordeste. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, aprendizagem da matemática, educação matemática, formação de professores. 

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Publicado

2025-02-12

Como Citar

Cardoso, M. B., Pinheiro, J. L., & Barreto, M. C. (2025). CONHECIMENTO DOS CONTEXTOS EDUCACIONAIS REVELADO POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA PROFISSIONAL DO ESTADO DO CEARÁ. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 4(1), e202503. https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.19058

Edição

Seção

Dossiê Temático - Formação de professores que ensinam matemática: articulações teóricas e práticas da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE)