Nutrição e Matrizes: Uma Proposta de Ensino por meio da Modelagem Matemática

Authors

Keywords:

Modelagem Matemática, Ensino da Matemática, Matrizes, Produto de matrizes, Pesquisa Baseada em Design

Abstract

O seguinte artigo reflete sobre a Modelagem Matemática como caminho possível para abordar processos matemáticos com o uso das tecnologias digitais. O objetivo é desenvolver uma micro-aula com influências da Modelagem Matemática para o planejamento do professor contemporâneo em tempos de pandemia. A partir da “micro-aula” realizada, denominada “Modelagem Matemática: Nutrição e Matrizes”, apresentamos os desafios do distanciamento social, que levou escolas, centros educacionais e Universidades a desenvolver o uso de modelos educativos mediados pelas tecnologias. Para isso utilizamos a metodologia de Pesquisa Baseada em Design (PBD) que apresenta quatro etapas fundamentais de ação, como: a) descrição do problema educativo; b) descrição do desenvolvimento do artefato pedagógico a partir de uma teoria norteadora; c) descrição da intervenção pedagógica; e, d) descrição de princípios de design. Desta forma, a influência da concepção de Modelagem Matemática desenvolvida por Barbosa (2001) nos permitiu gerar um ambiente favorável, para pensar por meio do uso do produto de matrizes a nutrição e explorar diferentes alimentos e contextos locais. Concluímos que a proposta da realização de uma micro-aula de Modelagem Matemática é necessária para refletir nossos espaços locais, porém, exige de tempo além de enfrentarmos algumas dificuldades próprias do ensino remoto, como o acesso às tecnologias digitais, o acesso à internet e a comunicação. Finalmente, consideramos que a estratégia nos permitiu trazer novidades ao ambiente educacional, pois despertou o interesse dos estudantes ao interagir e se comunicar entre eles, a partir do cotidiano e das tecnologias, permitindo fazer acontecer o pensar matemático.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Uriel José Castellanos Aguirre, Universidade Federal da Bahia

Doutor e Mestre em Educação, e Licenciatura em Matemática. Professor Substituto IFBA/SSA. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Matemática, Estatística e Educação (NEMEE/IFBA) e colaborador estrangeiro do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/UFBA). http://lattes.cnpq.br/6479213510946258. https://orcid.org/0000-0002-7811-5874. E-mail: urielcastellanos@gmail.com.

Gustavo Gomes Melo, Instituto Federal da Bahia

Graduando da Licenciatura em Matemática (IFBA). Estudante do Núcleo de Estudos em Matemática, Estatística e Educação (NEMEE/IFBA). http://lattes.cnpq.br/3148279445168617. https://orcid.org/0000-0002-4589-3071. E-mail: gustav.gomes.m@gmail.com.

References

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem Matemática. Concepções e Experiências de Futuros Professores, (Tese de Doutorado) – UNESP - Rio Claro, 2001.

BARBOSA, Jonei. Modelagem Matemática: O QUE É? POR QUE? COMO? Veritati, n. 4, p. 73- 80, 2004. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Matematica/artigo_veritati_jonei.pdf. Acesso em: 9 abr. 2021.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem matemática: a Matemática do dia a dia. Nova Escola 27 set. 2018. Section: Fundamental 2.

BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. Campinas-SP, 1992. Tese (Doutorado em Educação) -Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Acesso em: 25 jan. 2021.

BURAK, Dionísio; KLUBER, Tiago Emanuel. Modelagem Matemática: Uma perspectiva para a Educação Básica. Curitiba: CRV, 2010.

BRASIL. CETIC.BR|NIC.BR. Educação e tecnologias digitais: desafios e estratégias para a continuidade da aprendizagem em tempos de COVID-19. 2021. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/educacao-e-tecnologias-digitais-desafios-e-estrategias-para-a-continuidade-da-aprendizagem-em-tempos-de-covid-19/. Acesso em: 15 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 9 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde, Instituto Brasileiro de Geografia. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 Análise do Consumo Alimentar Pessoal do Brasil. 2011. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=250063. Acesso em: 9 abr. 2022.

CASTELLANOS AGUIRRE, Uriel Jose; MONTOYA GONZÁLEZ, Yaimar Del Valle. Estrutura Conceitual e Discursiva da Cultura Digital nas Pesquisas da Educação Matemática. In: II Encontro Nacional Online de Professores que Ensinam Matemática, 21 jun. 2021, Barra do Bugres. Anais... Barra do Bugres: Universidade do Estado de Mato Grosso, 21 jun. 2021. p.1–15.

CARVALHO, Felipe. Abordagens e práticas de avaliação no ensino remoto. Rio de Janeiro: Infoteca, 18 out. 2021. 1 vídeo (1h:20min). [Live]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xVKC7haTutk. Acesso em: 18 out. 2021. Participação de Felipe Carvalho (UERJ), Mariano Pimentel (UNIRIO), Mediação de Carina D'Ávila (Proped- Uerj).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª Edição, São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª Edição, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MATOS, Gislaine. Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO, 2017. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEG-2_93564f26b6fdfd49ecf4a573315765ae. Acesso em: 9 abr. 2022.

MELO, Charles; MORAES, Glaucia; PIGATTO, Aline; BISOGNIN, Eleni. PESQUISA BASEADA EM DESIGN: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA ENVOLVENDO O TEOREMA DE PITÁGORAS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 1, 14 jan. 2021. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10729. Acesso em: 6 out. 2022.

MONTOYA GONZÁLEZ, Yaimar Del Valle; CASTELLANOS AGUIRRE, Uriel Jose. Profesores en contexto de pandemia (COVID-19): panorama general en Venezuela. In: III Congresso Internacional de Educação, IX Encontro Nacional de Educação do Campo e II Seminário Redes de Pesquisa em Educação e Culturas Digitais na Era da Mobilidade, abr. 2022, São Cristóvão - SE. Anais... São Cristóvão - SE: UFS, abr. 2022. p.302–312. Disponível em: http://https://coneducufs.net/wp-content/uploads/2022/04/Anais-CONEduc.pdf. Acesso em: 9 abr. 2022.

PRETTO, Nelson De Luca; BONILLA, Maria Helena Silveira; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza. (Eds.). (2020). Educação em tempos de pandemia: Reflexões sobre as implicações do isolamento físico imposto pela COVID-19. Disponível em: https://blog.ufba.br/gec/files/2020/05/GEC_livro_final_imprensa.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.

REEVES, T. C. Enhancing the worth of instructional technology research trough “de-sign experiments” and other developmental research strategies, Annaual meeting of the American Educational research association (AERA). New Orleans, LA, 2000. Disponível em: http://treeves.coe.uga.edu/AERA2000Reeves.pdf. Acesso em: 19 jan. 2020.

Published

2022-11-29

How to Cite

Castellanos Aguirre, U. J., & Gomes Melo, G. (2022). Nutrição e Matrizes: Uma Proposta de Ensino por meio da Modelagem Matemática. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 1(1), e202203. Retrieved from https://seer.ufal.br/index.php/redemat/article/view/14437