Algumas Tendências sobre o Ensino de Números Inteiros: uma metassíntese das pesquisas brasileiras

Authors

Keywords:

Análise de pesquisas, Educação Matemática, Números inteiros, Possibilidades de ensino

Abstract

Este trabalho teve como finalidade investigar nas pesquisas brasileiras as principais tendências sobre o ensino de Números Inteiros no Ensino Fundamental. Para fundamentar essa discussão utilizamos ideias de alguns pesquisadores como Baldino, Medeiros e Medeiros, Teixeira e Borba que nos apresentou algumas dificuldades e possíveis possibilidades de se ensinar números inteiros e, trouxemos dados encontrados nos documentos oficiais como a BNCC que indica possibilidades a de modo a orientar o professor sobre qual melhor caminho tomar. Para realizar este estudo, foi feito um levantamento de pesquisas no Site Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) por meio das palavras chaves: números inteiros, Ensino fundamental e Educação matemática. A partir dessas palavras chaves foram encontradas 53 pesquisas e destas, 23 foram analisadas e, para fazer a análise utilizamos a metodologia Metassíntese que de acordo com Fiorentini e Coelho é uma pesquisa baseada a partir do conjunto de outras pesquisas já apresentadas. Após a análise dessas pesquisas foram identificadas seis categorias emergentes sendo elas: Pesquisa Bibliográfica, Sequência de Atividades, Utilização de Recursos e Softwares, Recursos Manipuláveis, História da Matemática e Pesquisa sobre a Prática Pedagógica do Docente. Apontamos três tendências e, o que podemos concluir é a necessidade de realizar mais pesquisas com o professor e, utilizar recursos metodológicos envolvendo tecnologias e jogos para ensinar números inteiros no Ensino Fundamental.

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Published

2022-12-13

How to Cite

Souza Miola, A. F. de, & Rossetti , M. . (2022). Algumas Tendências sobre o Ensino de Números Inteiros: uma metassíntese das pesquisas brasileiras. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 1(1), e202205. Retrieved from https://seer.ufal.br/index.php/redemat/article/view/14570