GEOMETRIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA OFICINA COM VISTAS NA TEORIA DA ATIVIDADE

Authors

  • Kaio César de Santana Ferreira Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Açucena Araújo Martins Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18837

Keywords:

Geometria, Teoria da Atividade, Oficina Didática, Residência Pedagógica

Abstract

A geometria encontra-se presente nas atividades corriqueiras de todo cidadão. Em diversos momentos são utilizados conhecimentos geométricos em afazeres simples do dia a dia. Nessa perspectiva, os integrantes do Programa Residência Pedagógica, do subprojeto de Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz e a escola parceira do projeto decidiram diversificar o ensino e aprendizagem da geometria a partir de uma Oficina Didática em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. Neste estudo, tem-se como objetivo analisar as respostas dadas pelos estudantes, ao definir retas paralelas e perpendiculares, ponto médio e bissetriz antes e depois de participar de uma Oficina Didática com conceitos geométricos. O aporte teórico foi a Teoria da Atividade, de Yrjo Engestrom, no que diz respeito às relações e a estrutura de um sistema de atividade. A metodologia apresentou caráter qualitativo e, a coleta de dados ocorreu a partir do desenvolvimento de uma OD, com conteúdos de geometria e, articulada a partir de atividades de construções geométricas. Foram coletadas as respostas dadas pelos estudantes em dois instrumentos: inicial e final nas quais, foram organizadas em quatro categorias. Os resultados indicam que a OD gerou influência nas respostas dos estudantes uma vez que, houve mudanças na categoria das respostas do instrumento inicial para o instrumento final.

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Published

2025-02-12

How to Cite

Kaio César de Santana Ferreira, Araújo Martins, A., & dos Santos Santana, E. R. (2025). GEOMETRIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA OFICINA COM VISTAS NA TEORIA DA ATIVIDADE. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 4(1), e202507. https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18837

Issue

Section

Dossiê Temático - Formação de professores que ensinam matemática: articulações teóricas e práticas da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE)