A FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
DOI:
https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.19104Keywords:
Desenvolvimento profissional. Formação de professores. Resolução de Problemas. Ensino da MatemáticaAbstract
Este trabalho é fruto de uma pesquisa a nível de Especialização em Educação Matemática, cujo objetivo foi compreender como professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais se constituem profissionalmente e como eles concebem a Resolução de Problemas em sua prática. Para isso, buscou-se fundamentos teóricos em estudos relacionados ao Desenvolvimento Profissional de Professores, ao Ensino-aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a Resolução de Problemas. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, cuja coleta de dados se deu através de dois instrumentos de pesquisa aplicados a professores dos Anos Iniciais, participantes da pesquisa, um questionário aplicado aos professores sobre o seu desenvolvimento profissional e uma questão sobre padrões matemáticos, a fim de responder a seguinte questão de pesquisa: “Como os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental concebem a Resolução de Problemas enquanto metodologia de ensino-aprendizagem ao mesmo tempo que experimentam o iniciar do seu desenvolvimento profissional.” O recorte aqui apresentado, no entanto, pretende trazer as percepções dos professores dos Anos Iniciais em relação ao seu Desenvolvimento Profissional e à Resolução de Problemas. Como resultado, pode-se depreender desse estudo que os professores participantes da pesquisa, apresentaram algumas dificuldades no seu relacionamento com a Matemática, o que pode vir a interferir na sua prática docente, na busca de novas metodologias de ensino, bem como na Resolução de Problemas.
Downloads
References
ALMEIDA, S.; OLIVEIRA, T.; SANTANA, E.; NUNES, C. O Desenvolvimento professional docente no Ensino da estatística na Educação Infantil. Ensino Em Re-Vista. Uberlândia, MG, v.30, p. 1-25. 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/71905. Acesso em 15/01/2024. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-36
ARAÚJO, F. S. O desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: os desafios da sua prática docente no trato com a resolução de problemas. Trabalho monográfico do Curso de Pós Graduação em Educação Matemática. Universidade do Estado da Bahia, Teixeira de Freitas, BA, Brasil, 2024.
BOA VIDA, et al. A Experiência Matemática no Ensino Básico. Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. Ministério da Educação. Direção-geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Lisboa, 2008.
BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução àteoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994. 336p.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CARVALHO, M. (org.), et al. Ensino fundamental: práticas docentes nas séries iniciais. Petrópolis - RJ: Editora Vozes, 2006.
CURI, E. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. Tese de Doutorado, PUC/SP, 2004. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATIC A/Tese_curi.pdf. Acesso em 10/11/2023.
DAY, C. Desenvolvimento Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente. Tradução portuguesa por: Flores M. A., editora LTDA, Porto - Portugal, 2001.
FALVO, S. R.; JUCÁ, R. S. O raciocínio proporcional através da resolução de problemas: uma experiência de formação com professores que atuam nos anos iniciais. Revista com a palavra, o professor. Vitória da Conquista (BA), v.7, n.18, maio-agosto/ 2022.
FIORENTINI, D. LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP. Editora Autores Associados, 2006.
FLORES, M. A. Algumas reflexões em torno da formação inicial de professores. Educação. Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 182-188, set./dez. 2010.
GAMA, R. P. FIORENTINI, D. Desenvolvimento profissional com apoio de grupos colaborativos: o caso de professores de matemática em início de carreira. EMBRAPEM, Universidade Estadual de São Paulo, Rio Claro, SP, 2008.
GAMA, R. P. Desenvolvimento profissional com apoio de grupos colaborativos: o caso de professores de matemática em início de carreira. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2007.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio (Org.). Vida de professores. Porto: Porto Editora, n.4, 1997. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4955745/mod_resource/content/1/Huberman-m-o-ciclo-de-vida-profissional-.pdf . Acesso em 17/12/2023
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.
MARCELO GARCIA, C. Formação de professores na sociedade do conhecimento e da informação: progressos e questões pendentes. In: Olhar de Professor. Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 63-90. 2007.
MORAIS, R; ONUCHIC, L. Uma abordagem histórica da Resolução de Problemas. In Onuchic, L. R., Allevato, N. S. G., Noguti, F. C. H., & Justulin, A. M. (Orgs). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Paco Editora, Jundiaí, SP. 2021, p 19 – 36
NACARATO, A. M. A formação do professor de matemática: práticas e pesquisa. REMATEC. Ano 6, n. 9. 2011.
NACARATO, A. M.; MENGALI, B.L.S.; PASSOS, C.L.; A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica Editora,
Coleção Tendências em Educação Matemática.
NUNES, C. B.; REIS, M. J. E.; BICHARA, J. P.; Ensino da matemática no currículo do curso de pedagogia: implicações na formação profissional. RPEM, Campo Mourão, Pr, v.3, n.5, jul.-dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.5.30-49
PONTE, J. P. O desenvolvimento profissional do professor de matemática. In: Revista Educação e Matemática, nº 31. 1994.
PROENÇA, M. C. Resolução de problemas: encaminhamentos para o ensino e a aprendizagem de Matemática em sala de aula. Maringá: Eduem, 2018.
RODRIGUES, S. A.M; NUNES, C.B. Resolução e Elaboração/Formulação de Problemas: uma experiência didática no 6º ano do Ensino Fundamental II. Revista com a palavra, o professor. Vitória da Conquista (BA), v.7, n.18, maio-agosto/ 2022.
SANTANA, E. R. S; SERRAZINA, L.; NUNES, C. B. Contribuições de um processo formativo para o desenvolvimento profissional dos professores envolvidos. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa. Março, 2019. 29 p. DOI: https://doi.org/10.12802/relime.19.2211
SOUZA, E. C. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Tese de doutorado, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, 2004. 344 p. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10267. Acesso em 12/08/2023.
VALE, I. As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio pra professores e alunos. Interacções, Portugal. Nº 20. Pag 181 – 207, 2012
VAN de WALLE, J. A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução: Paulo Henrique Colonese. 6ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2009. 584 p.
VILA, A; CALLEJO, M. L. Matemática para aprender a pensar: o papel das crenças na resolução de problemas. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2006.