Trigonometria no Ensino Médio: uma análise de provas do ENEM e da OBMEP e sugestões de recursos didáticos para o processo de ensino e aprendizagem
Palabras clave:
Trigonometria. Materiais Didáticos. Processo Ensino-Aprendizagem.Resumen
Neste trabalho apresentamos os resultados finais de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal de Alagoas. O objetivo da pesquisa foi analisar as questões das provas do ENEM e da OBMEP que abordam conteúdos de Trigonometria e como podem ser trabalhadas em sala de aula, averiguando o seu nível de dificuldade, seguindo-se com análise de como o conteúdo de Trigonometria é abordado em livros didáticos do Ensino Médio com sugestões de materiais didáticos para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos conceitos de Trigonometria no Ensino Médio. Os resultados da pesquisa demonstraram que são poucas questões das provas do ENEM e OBMEP que abordam conceitos de Trigonometria, que em geral os livros procuram trazer questões contextualizadas, assim como os jogos selecionados procuram focar na compreensão dos conceitos, o que nos levou a elaboração de materiais didáticos, como trilha de aprendizagem, jogos digitais, vídeos e episódios de Podcast no sentido de contribuir para o processo ensino-aprendizagem de Trigonometria no Ensino Médio, trazendo uma proposta que atribua significado aos conceitos por meio de suas aplicações.
Descargas
Citas
AZEVEDO, I. F., ALVES, F. R. V. Trigonometria e suas aplicações no Geogebra: aulas experimentais com alunos do ensino médio. Tangram – Revista de Educação Matemática, Dourados, MS, v.2 n. 2, p. 102-115, 2019.
BASTIAN, I. V.; ALMOULOUD, S. A. O teorema de Pitágoras: uma
abordagem enfatizando o caráter necessário/suficiente. Educação Matemática em
Revista, São Paulo: SBEM, n. 14, p. 45-53, 2003.
BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRITO, A. J.; MOREY, B. B. Geometria e Trigonometria: dificuldades de professores do ensino fundamental. In: FOSSA, J. A. (Org). Presenças matemáticas. Natal: EDUFRN, 2004.
BROWN, A. S. The trigonometric connection: students’ understanding of sine and cosine. In: CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 30., 2006, Prague, Proceedings ...Prague: PME30, 2006. p. 228.
COSTA, N. M. L. A história da trigonometria. São Paulo: PUC, 1997.
DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: Registros semióticos e aprendizagens intelectuais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
GERHANA, M. T. C, M MARDIYANA, M.; PRAMUDYA, I. The effectiveness of project based learning in trigonometry. Disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-6596/895/1/012027/pdf. Acesso em: 02 jan. 2022.
GOMES, S. C. Ensino de trigonometria numa abordagem histórica. Holos, Natal, v. 3, p. 193-203, 2015.
GÜR, H. Trigonometry learning. New Horizons in Education, v. 57, n. 1, p. 67-80, 2009.
INEP. Provas e gabaritos do Enem. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/provas-e-gabaritos. Acesso em: 10 fev. 2021.
JOSHI, R. R. Students achievement in trigonometry teaching through geogebra. 2022. 107 f. Dissertation (Master in Education) – Tribhuvan University, Kathmandu, Nepal, 2022.
LIMA, E. L. (Ed.). Exame de textos: análise de livros de Matemática para o ensino médio. Revista do Professor de Matemática. n. 46. Rio de Janeiro: SBM, 2001.
LINS, H. H. F.; LOZADA, C. O.; DUCA, E. G. S. Contribuições para o ensino de Trigonometria no Ensino Médio: a mandala trigonométrica. In: CONGRESSO ICLOC, 13., 2022, São Paulo. Anais... São Paulo: Instituto Lourenço Castanho, 2022. p. 1-2.
LOZADA, C. O.; LINS, H. H. F.; OLIVEIRA, M. L. S. Uma análise de jogos para o ensino de trigonometria no ensino médio. In: JORNADA ACADÊMICA CAMPUS SERTÃO, 3., 2021a, Delmiro Gouveia. Anais...Delmiro Gouveia: UFAL, 2021a. p. 1 – 5.
LOZADA, C. O.; LINS, H. H. F.; OLIVEIRA, M. L. S. Trigonometria no ensino médio: uma análise de jogos digitais para o ensino de conceitos. In: ENCONTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2021, João Pessoa. Anais...João Pessoa: SBEM/PB, 2021b. p. 1-10.
LÜDKE, M. ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.
MARQUES, R. M. S.; MORAES, M. S. F. Proposta de ensino de trigonometria através do uso de materiais concretos e jogos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo, Anais...São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12.
MOORE, K, C. Coherence, quantitative reasoning and the trigonometry of students. In: MAYES, R; HATFIELD, L. L. Qualitative reasoning and mathematical modelling: a drive for STEM integrated education and teaching in context. Larmie, WY: University of Wyoming, 2012, p. 75-92.
MOLEPO, N. S. Alignment between the cognitive demands of the written and assessed trigonometry curricula in South Africa. 2017. 165 f. Dissertation (Master of Sciences) - University of the Witwatersrand, Johannesburg, 2017.
MONTEIRO, T. T. M. et al. Trigunometria: o jogo como recurso didático no ensino e aprendizagem da trigonometria. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza, Anais...Fortaleza: Realize Eventos Científicos, 2019. p. 1-6.
MUSHA, F. D. et al. Stop Trigonométrico: o jogo como recurso didático no ensino e aprendizagem de trigonometria. In: SEMANA DE ENSINO, EXTENSÃO, PESQUISA E EXTENSÃO DO LITORAL, 2., 2016, Paranaguá, Anais...Paranaguá: IFPR, 2016, p. 1-10.
NABIE, M.J. et al. Journal on Mathematics Education, v. 9, n. 2, p. 169-182, 2018.
OBMEP. Provas e soluções. Disponível em: http://www.obmep.org.br/provas.htm. Acesso em: 10 fev. 2021.
ORHUN, N. (2002). Solution of verbal problems using concept of least common
multiplier (Lcm) and greatest common divisor (Gcd) in primary school mathematics and misconceptions. In: International Conference on Mathematics Education into the 21st Century: The Humanistic Renaissance in Mathematics Education, 2002, Palermo, Proceedings… Palermo, Italy, 2002.
TUNA, A. A conceptual analysis of the knowledge of prospective mathematics teachers about degree and radia. World Journal of Education, v. 3, n. 4, p. 1-9, 2013.
WATANABE, R. C. Seno de 30 é um meio? Revista do Professor de Matemática, Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, n. 30, p. 26-32, 1996.
WEBER, K. Students' understanding of trigonometric functions. Mathematics Education Research Journal, v. 17, n.3, p. 91-112, 2005.
WERTHEIMER, M. Productive thinking. New York: Harper, 1945.