Resolução de Problemas em tempos do Movimento da Matemática Moderna: um estudo a partir das obras de Manoel Jairo Bezerra e Ary Quintella

Autores/as

Palabras clave:

História da educação matemática, Ensino, Saber para Ensinar, Saber a Ensinar, Operações Matemáticas

Resumen

Este texto tem o objetivo de investigar a presença da resolução de problemas em tempos do ideário da Matemática Moderna a partir das produções de Ary Quintella e Manoel Jairo Bezerra. Para a elaboração dessa narrativa histórica, restringiu-se a dois livros de ensino, a saber: Iniciando a Matemática Moderna - vol. 1 e Iniciando a Matemática Moderna - vol. 2. Justifica-se a escolha dessas duas materialidades em virtude de se encontrarem em diálogo com os currículos produzidos pela Secretaria de Educação do Estado da Guanabara. Buscar-se-á responder à seguinte questão: Como a resolução de problemas se faz presente nos livros de ensino: Iniciando a Matemática Moderna vol. 1 e vol. 2? A pesquisa, bibliográfica e documental tem, como referencial teórico-metodológico, a utilização dos seguintes conceitos: saberes a ensinar e saberes para ensinar. Em linhas de síntese, a partir dos professores Ary Quintella e Manoel Jairo Bezerra, defende-se que a resolução de problemas em tempos do ideário do Movimento da Matemática Moderna foi um saber para ensinar com grande utilização nos conteúdos direcionados para as operações matemáticas.

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Publicado

2023-04-11

Cómo citar

Domingues, J. M. (2023). Resolução de Problemas em tempos do Movimento da Matemática Moderna: um estudo a partir das obras de Manoel Jairo Bezerra e Ary Quintella. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 2(1), e202302. Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/redemat/article/view/14831