FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL BASEADA NA ESPIRAL REPARE: DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO INTERDISCIPLINARES COM EQUIDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18748

Palabras clave:

. Formação de Professores, Educação Infatil, Momentos de Matematizar, Espiral RePARe, Equidade, Campos de Experiência

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar o processo formativo e analisar as estratégias utilizadas na formação de 360 professoras da Educação Infantil do município de Itabuna, Bahia. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. O processo formativo foi possibilitado pela atuação da Liderança Universidade-Escola. A formação foi pautada na Espiral RePARe, que precisou se subdividir em grupo grande, grupos pequenos e grupos pequenos menores, devido ao quantitativo de professores. Esta subdivisão favoreceu as trocas e diálogos entre os professores. Foram realizados seis encontros, incluindo a participação de dois seminários internos e um externo à Secretaria de Educação de Itabuna, como forma de proporcionar o desenvolvimento profissional dos professores. Os temas desenvolvidos na formação incluem discussões sobre tecnologias, música e o brincar na Educação Infantil; a interdisciplinaridade nos campos de experiência e a equidade nas sequências de ensino. As sequências de ensino utilizaram a metodologia dos momentos de matematizar. Os encontros formativos foram destinados ao planejamento e à reflexão coletiva sobre as 32 sequências de ensino interdisciplinares desenvolvidas. Os professores apresentaram dificuldades em compreender as conexões interdisciplinares entre os Campos de Experiência e em trazer propostas com Equidade. Explorar a equidade ao longo do processo formativo favoreceu a reflexão sobre o fazer pedagógico, revelando crenças e atitudes dos professores.

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Publicado

2025-02-12

Cómo citar

Braga de Castro, J., Carvalho de Almeida , S., & Santa Inês , J. (2025). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL BASEADA NA ESPIRAL REPARE: DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO INTERDISCIPLINARES COM EQUIDADE. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 4(1), e202505. https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18748

Número

Sección

Dossiê Temático - Formação de professores que ensinam matemática: articulações teóricas e práticas da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE)