O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA ATUAÇÃO DA LIDERANÇA UNIVERSIDADE ESCOLA (LUE)
DOI:
https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18924Resumen
Este artigo apresenta uma discussão sobre a Liderança Universidade Escola (LUE), como integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Assim, este artigo tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas no trabalho realizado com professores, na escola, considerando a articulação da LUE e os aspectos para o seu desenvolvimento profissional. Pautada na metodologia qualitativa, as experiências foram realizadas por nove professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e uma supervisora pedagógica, durante um processo formativo. Para os dados empíricos apresentamos a organização do processo formativo e foi realizada uma entrevista com a LUE. Os resultados revelam as contribuições que esse trabalho entre a universidade e a escola proporcionam ao professor no momento de planejar, desenvolver, refletir, discutir suas aulas com seus pares e replanejar suas ações, bem como o acompanhamento e aprendizagem dos estudantes com o propósito da melhoria na qualidade da formação, do ensino e da aprendizagem e possibilitam o desenvolvimento profissional da LUE, bem como a conexão entre os quatro domínios (Clarke; Hollingsworth, 2002) na formação e no desenvolvimento das ações cotidianas na escola, no que se refere ao fazer pedagógico.
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