LIDERANÇA UNIVERSIDADE-ESCOLA (LUE): DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PARA CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores/as

  • Adriano Santos Lago Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Lucivânia da Silva Costa Ribeiro Professora da Secretaria de Educação de Itabuna e São José da Vitória, na Bahia.
  • Maria Elizabete Souza Couto Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Mileany Argolo dos Santos Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação de Ubaitaba-Bahia

DOI:

https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18945

Resumen

O modelo metodológico dos processos formativos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências, da Universidade Estadual de Santa Cruz envolve a Liderança Universidade-Escola. Este é um profissional da educação que participa das reuniões do grupo de pesquisa, integra a rede educacional onde os processos formativos acontecem, acompanha os professores e articula as ações entre a escola e a universidade. Este artigo objetiva compreender as ações desenvolvidas pela Liderança Universidade-Escola quando integra a equipe técnica da gestão da educação municipal. Para desenvolver essa função esse profissional não precisa atender essa condição, no entanto, a experiência demonstra que participar desse espaço, potencializa possibilidades que fortalecem a formação dos professores. Como metodologia recorremos a uma abordagem qualitativa, com foco nas ações desenvolvidas em um processo formativo com professores dos anos iniciais, coordenadores pedagógicos e a gestão das unidades escolares em dois municípios. Com um questionário semiestruturado, três lideranças elencaram as ações desenvolvidas na articulação Universidade-Escola e Universidade-Rede de Ensino O estudo identificou que as ações estruturadas por essas lideranças foram potencializadas pelo lugar que ocupam ao dialogar, articular e consolidar ações que fortalecem o processo formativo reverberando em melhorias para o ensino e a aprendizagem dos conhecimentos matemáticos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriano Santos Lago, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores – PPG.ECFP/UESB; Professor de Matemática da Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências – GPEMEC e da Rede de Educação Matemática do Nordeste – REM-NE. https://orcid.org/0000-0002-5616-8297. E-mail – drilagos@hotmail.com

Lucivânia da Silva Costa Ribeiro, Professora da Secretaria de Educação de Itabuna e São José da Vitória, na Bahia.

Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal da Bahia. Professora da Secretaria de Educação de Itabuna e São José da Vitória, na Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Estatística e em Ciências – GPEMEC e da Rede de Educação Matemática do Nordeste – REM-NE. https://orcid.org/0009-0000-9531-4542. Email – lucivaniacostaribeiro01@gmail.com

Maria Elizabete Souza Couto, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora na Universidade Estadual de Santa Cruz. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Estatística e em Ciências – GPEMEC e da Rede de Educação Matemática do Nordeste – REM-NE. https://orcid.org/0000-0002-0026-5266. E-mail – mcouto@uesc.br

Mileany Argolo dos Santos, Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação de Ubaitaba-Bahia

Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido Mendes. Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação de Ubaitaba, na Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências – GPEMEC e da Rede de Educação Matemática do Nordeste – REM-NE. https://orcid.org/0009-0006-7506-7666. E-mail - mileanyargolo@hotmail.com

Citas

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994

BORBA, Marcelo de Carvalho. Pesquisa qualitativa em Educação Matemática: notas introdutórias. In: BORBA, Marcelo de Carvalho. ARAÚJO, Jussara de Loiola (Org.). Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

CLARKE, David; HOLLINGSWORTH, Hilary. Elaborating a model of teacher professional growth. Teaching and Teacher Education, 18(8), 947-967, 2002. https://doi.org/10.1016/S0742- 051X (02) 00053-7 DOI: https://doi.org/10.1016/S0742-051X(02)00053-7

DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores. Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora. 2001.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012.

GUTIÉRREZ, Rochelle. Enabling the practice of mathematics teachers in context: toward a new equity research agenda. In: Mathematical Thinking and Learning, v. 4, n. 2-3, p. 145-187, 2002. DOI: https://doi.org/10.1207/S15327833MTL04023_4

GUTIÉRREZ, Rochelle. Contexto Importa: Como Devemos Conceituar a Equidade na Educação Matemática? In: HERBEL-EISENMANN, Beth; CHOPPIN, Jeffrey; WAGNER, David; PIMM, David. (Eds). Equidade no Discurso para a Educação Matemática. Biblioteca de Educação Matemática, vol. 55. Springer, Dordrecht. 2012. https://doi.org/10.1007/978-94-007-2813-4_2 Acesso em: 12 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-2813-4_2

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e incerteza. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LÜDKE, Menga. O professor, seu saber e sua pesquisa. In: Revista Educação e Sociedade, Campinas, n. 74, p. 77-96, 2001a. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100006

MARCELO Garcia, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal. Porto, 1999.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; CORREIA, Diná da Silva. Ensinando adição e subtração: experiências de professores do 5º ano. Série Alfabetização Matemática, Estatística e Científica. Itabuna: Via Litterarum, 2011.

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; ALVES, Alex Andrade; NUNES, Célia Barros. (2015). A Teoria dos Campos Conceituais num Processo de Formação Continuada de Professores. Bolema, 29(53), pp. 1162-1180. https://doi.org/10.1590/ 1980-4415v29n53a18 DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n53a18

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; SERRAZINA, Lurdes; NUNES, Célia Barros. Contribuições de um processo formativo para o desenvolvimento profissional dos professores envolvidos. In: Revista Latino americana de Investigación en Matemática Educativa, March 2019. DOI: 10.12802/relime.19.2211. DOI: https://doi.org/10.12802/relime.19.2211

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; COUTO, Maria Elizabete Souza. Desenvolvimento profissional e estatística: um encontro entre a universidade e a escola. In: SERRANO, María Magdalena Gea; ARROYO, Rócio Alvaréz; GUERRERO, José Antônio Garzón. In: Seminário Hispano-Brasileño de Educación Estadística. Universidade de Granada. 2020.

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; LAUTERT, Sintria Labres; CASTRO FILHO, José Aires; SANTOS, Ernani Martins dos. (2018). OBEDUC: universidade e escola parceiras num processo formativo. In: Em Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 9(1), 1-18. Acta Sci. (Canoas), 23(2), 1-28, Mar./Apr. 2021. DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v9i1.234985

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; COUTO, Maria Elizabete Souza; PAULA, Marlúbia Corrêa de. Liderança Universidade-Escola na Formação do Professor. In: Acta Sci. (Canoas), 23(2), 1-28, Mar./Apr. 2021.

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; CASTRO, Jucileide Braga de. Equidade e Educação Matemática: experiências e reflexões. In: Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 79–98, 2022. DOI: 10.23864/cpp.v7i17.779. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/779. Acesso em: 21 jun. 2023.

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; COUTO, Maria Elisabete Souza. (2024) Prática pedagógica no ensino de matemática: momentos de matematizar.

Intermaths, 5(1), 163-181. https://doi.org/10.22481/intermaths.v5i1.15016 DOI: https://doi.org/10.22481/intermaths.v5i1.15016

TOMAZ, Vanessa Sena; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de aula. Coleção Tendências em Educação Matemática – Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

Publicado

2025-02-12

Cómo citar

Santos Lago, A., da Silva Costa Ribeiro, L., Souza Couto, M. E., & Argolo dos Santos, M. (2025). LIDERANÇA UNIVERSIDADE-ESCOLA (LUE): DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PARA CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 4(1), e202504. https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18945

Número

Sección

Dossiê Temático - Formação de professores que ensinam matemática: articulações teóricas e práticas da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE)