LIDERANÇA UNIVERSIDADE-ESCOLA (LUE): DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PARA CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18945Resumen
O modelo metodológico dos processos formativos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências, da Universidade Estadual de Santa Cruz envolve a Liderança Universidade-Escola. Este é um profissional da educação que participa das reuniões do grupo de pesquisa, integra a rede educacional onde os processos formativos acontecem, acompanha os professores e articula as ações entre a escola e a universidade. Este artigo objetiva compreender as ações desenvolvidas pela Liderança Universidade-Escola quando integra a equipe técnica da gestão da educação municipal. Para desenvolver essa função esse profissional não precisa atender essa condição, no entanto, a experiência demonstra que participar desse espaço, potencializa possibilidades que fortalecem a formação dos professores. Como metodologia recorremos a uma abordagem qualitativa, com foco nas ações desenvolvidas em um processo formativo com professores dos anos iniciais, coordenadores pedagógicos e a gestão das unidades escolares em dois municípios. Com um questionário semiestruturado, três lideranças elencaram as ações desenvolvidas na articulação Universidade-Escola e Universidade-Rede de Ensino O estudo identificou que as ações estruturadas por essas lideranças foram potencializadas pelo lugar que ocupam ao dialogar, articular e consolidar ações que fortalecem o processo formativo reverberando em melhorias para o ensino e a aprendizagem dos conhecimentos matemáticos.
Descargas
Citas
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994
BORBA, Marcelo de Carvalho. Pesquisa qualitativa em Educação Matemática: notas introdutórias. In: BORBA, Marcelo de Carvalho. ARAÚJO, Jussara de Loiola (Org.). Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
CLARKE, David; HOLLINGSWORTH, Hilary. Elaborating a model of teacher professional growth. Teaching and Teacher Education, 18(8), 947-967, 2002. https://doi.org/10.1016/S0742- 051X (02) 00053-7 DOI: https://doi.org/10.1016/S0742-051X(02)00053-7
DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores. Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora. 2001.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012.
GUTIÉRREZ, Rochelle. Enabling the practice of mathematics teachers in context: toward a new equity research agenda. In: Mathematical Thinking and Learning, v. 4, n. 2-3, p. 145-187, 2002. DOI: https://doi.org/10.1207/S15327833MTL04023_4
GUTIÉRREZ, Rochelle. Contexto Importa: Como Devemos Conceituar a Equidade na Educação Matemática? In: HERBEL-EISENMANN, Beth; CHOPPIN, Jeffrey; WAGNER, David; PIMM, David. (Eds). Equidade no Discurso para a Educação Matemática. Biblioteca de Educação Matemática, vol. 55. Springer, Dordrecht. 2012. https://doi.org/10.1007/978-94-007-2813-4_2 Acesso em: 12 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-2813-4_2
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e incerteza. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LÜDKE, Menga. O professor, seu saber e sua pesquisa. In: Revista Educação e Sociedade, Campinas, n. 74, p. 77-96, 2001a. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100006
MARCELO Garcia, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal. Porto, 1999.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; CORREIA, Diná da Silva. Ensinando adição e subtração: experiências de professores do 5º ano. Série Alfabetização Matemática, Estatística e Científica. Itabuna: Via Litterarum, 2011.
SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; ALVES, Alex Andrade; NUNES, Célia Barros. (2015). A Teoria dos Campos Conceituais num Processo de Formação Continuada de Professores. Bolema, 29(53), pp. 1162-1180. https://doi.org/10.1590/ 1980-4415v29n53a18 DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n53a18
SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; SERRAZINA, Lurdes; NUNES, Célia Barros. Contribuições de um processo formativo para o desenvolvimento profissional dos professores envolvidos. In: Revista Latino americana de Investigación en Matemática Educativa, March 2019. DOI: 10.12802/relime.19.2211. DOI: https://doi.org/10.12802/relime.19.2211
SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; COUTO, Maria Elizabete Souza. Desenvolvimento profissional e estatística: um encontro entre a universidade e a escola. In: SERRANO, María Magdalena Gea; ARROYO, Rócio Alvaréz; GUERRERO, José Antônio Garzón. In: Seminário Hispano-Brasileño de Educación Estadística. Universidade de Granada. 2020.
SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; LAUTERT, Sintria Labres; CASTRO FILHO, José Aires; SANTOS, Ernani Martins dos. (2018). OBEDUC: universidade e escola parceiras num processo formativo. In: Em Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 9(1), 1-18. Acta Sci. (Canoas), 23(2), 1-28, Mar./Apr. 2021. DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v9i1.234985
SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; COUTO, Maria Elizabete Souza; PAULA, Marlúbia Corrêa de. Liderança Universidade-Escola na Formação do Professor. In: Acta Sci. (Canoas), 23(2), 1-28, Mar./Apr. 2021.
SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; CASTRO, Jucileide Braga de. Equidade e Educação Matemática: experiências e reflexões. In: Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 79–98, 2022. DOI: 10.23864/cpp.v7i17.779. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/779. Acesso em: 21 jun. 2023.
SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; COUTO, Maria Elisabete Souza. (2024) Prática pedagógica no ensino de matemática: momentos de matematizar.
Intermaths, 5(1), 163-181. https://doi.org/10.22481/intermaths.v5i1.15016 DOI: https://doi.org/10.22481/intermaths.v5i1.15016
TOMAZ, Vanessa Sena; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de aula. Coleção Tendências em Educação Matemática – Belo Horizonte: Autêntica, 2021.