PERSPECTIVAS DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA DESENVOLVIDO A PARTIR DA ESPIRAL REPARE NA GESTÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.19083Palabras clave:
Práticas de ensino, Formação inicial, EstágioResumen
O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações da CAPES e tem como objetivo proporcionar o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura de todo o Brasil, promovendo a imersão desses graduandos em escolas públicas de Educação Básica. No presente texto discutimos a articulação do PRP com as práticas metodológicas adotadas nos projetos da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE). Nesse contexto, o subprojeto de matemática desenvolvido pela Universidade de Pernambuco contou com a participação de três coordenadores de área, nove preceptores e 45 estudantes de licenciatura, que desenvolveram ações pautadas na perspectiva metodológica da Espiral RePARe e da REM-NE. Nesse processo, as equipes do programa refletiram sobre como estabelecer relações teórico-práticas em torno da implementação do novo Ensino Médio. Nos cenários apresentados, o subprojeto foi entendido como relevante junto à metodologia adotada, pois promoveu intervenções por meio da utilização de ações didático-pedagógicas e recursos didáticos que fomentaram perspectivas de melhorias necessárias aos processos de ensino e de aprendizagem relacionados à matemática.
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Citas
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