EXPERIMENTOS COM ARMADILHA MCPHAIL E ATRATIVOS PARA MOSCAS-DAS-FRUTAS EM CULTURA DE ANNONACEA (Annona muricata L.)
Palavras-chave:
Diptera, Monitoramento de pomar, Controle biológicoResumo
O Brasil é considerado um dos principais produtores frutíferos do mundo e a cultura de gravioleiras, Annona muricata L. (Annonaceae), tem sido bastante cultivada, com destaque para o Nordeste, nos estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Ceará. As moscas-das-frutas (Diptera) têm sido uma preocupação devido aos prejuízos nos órgãos reprodutivos das plantas desta e de outras fruticulturas a nível mundial. Desta maneira, objetivou-se analisar a eficácia de atrativos para moscas-das-frutas com armadilha McPhail em um pomar da empresa fabricante de polpas de frutas na cidade de Anadia (AL). Foram utilizados como atrativos soluções de manga, goiaba e graviola, bem como uma testemunha, água com detergente neutro, submetidos a cinco repetições. Como resultado, após 24 e 48 horas foram encontrados insetos de diferentes ordens nas armadilhas, um total de cinco, Orthoptera, Coleoptera, Diptera, Hymenoptera e Lepidoptera. As dípteras foram identificadas em duas famílias, Tephritidae e Lonchaeidae, sendo a primeira a que concentra um maior número de espécies conhecidas das moscas-das-frutas, portanto, de maior importância para a agricultura mundial. O atrativo que se mostrou mais eficiente, com um total de 45,51% das moscas-das-frutas coletadas, foi a solução de graviola, feita com a poupa dos frutos coletados na própria plantação. Contudo, os demais atrativos, de manga e goiaba, também se fizeram eficazes, embora a solução de manga tenha atraído maior número de Hymenoptera em comparação com a ordem Diptera. A presença de moscas-das-frutas na plantação indica necessidade de monitoramento e manejo para controle das pragas a fim de mitigar prejuízos econômicos para a fábrica de poupas de fruta e pode-se considerar como ferramenta viável para esta finalidade a armadilha McPhail com atrativo feito à base de solução de graviola.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Gabriela Cavalcante Pereira Santos Costa et al.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.