EXPERIMENTOS COM ARMADILHA MCPHAIL E ATRATIVOS PARA MOSCAS-DAS-FRUTAS EM CULTURA DE ANNONACEA (Annona muricata L.)
Keywords:
Diptera, Monitoramento de pomar, Controle biológicoAbstract
O Brasil é considerado um dos principais produtores frutíferos do mundo e a cultura de gravioleiras, Annona muricata L. (Annonaceae), tem sido bastante cultivada, com destaque para o Nordeste, nos estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Ceará. As moscas-das-frutas (Diptera) têm sido uma preocupação devido aos prejuízos nos órgãos reprodutivos das plantas desta e de outras fruticulturas a nível mundial. Desta maneira, objetivou-se analisar a eficácia de atrativos para moscas-das-frutas com armadilha McPhail em um pomar da empresa fabricante de polpas de frutas na cidade de Anadia (AL). Foram utilizados como atrativos soluções de manga, goiaba e graviola, bem como uma testemunha, água com detergente neutro, submetidos a cinco repetições. Como resultado, após 24 e 48 horas foram encontrados insetos de diferentes ordens nas armadilhas, um total de cinco, Orthoptera, Coleoptera, Diptera, Hymenoptera e Lepidoptera. As dípteras foram identificadas em duas famílias, Tephritidae e Lonchaeidae, sendo a primeira a que concentra um maior número de espécies conhecidas das moscas-das-frutas, portanto, de maior importância para a agricultura mundial. O atrativo que se mostrou mais eficiente, com um total de 45,51% das moscas-das-frutas coletadas, foi a solução de graviola, feita com a poupa dos frutos coletados na própria plantação. Contudo, os demais atrativos, de manga e goiaba, também se fizeram eficazes, embora a solução de manga tenha atraído maior número de Hymenoptera em comparação com a ordem Diptera. A presença de moscas-das-frutas na plantação indica necessidade de monitoramento e manejo para controle das pragas a fim de mitigar prejuízos econômicos para a fábrica de poupas de fruta e pode-se considerar como ferramenta viável para esta finalidade a armadilha McPhail com atrativo feito à base de solução de graviola.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Ana Gabriela Cavalcante Pereira Santos Costa et al.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.