ANÁLISE E APRENDIZAGEM DE MODELOS MATEMÁTICOS: UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Autores

  • Fabrício Artur de Oliveira Silvestre CECA/UFAL
  • Rinaldo Vieira da Silva Júnior UFAL/CECA
  • Rodrigo Fernandes de Moura CECA/UFAL
  • Valter Victor Cerqueira Moitinho CECA/UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/rca.22.18390

Palavras-chave:

Teaching, calculus, applied mathematics, calculo

Resumo

Neste estudo, objetivou-se avaliar a aprendizagem dos estudantes nas aulas de Cálculo aplicado às Ciências Agrárias, utilizando modelos matemáticos e ferramentas computacionais, através de uma avaliação da percepção, por parte dos estudantes, de aspectos relativos à utilização de softwares como ferramenta de aprendizagem nas disciplinas de matemática. Para isso, foi realizado um levantamento com os alunos, visando compreender suas percepções e dificuldades em relação ao uso de modelos matemáticos polinomiais, exponenciais e logarítmicos. A análise de dados coletados permitiu explorar de maneira mais aprofundada a eficácia das abordagens pedagógicas adotadas. Além disso, realizou-se uma exploração gráfica que facilitou a visualização e interpretação dos resultados, contribuindo para um aprendizado mais significativo. Os resultados indicaram que a integração de ferramentas computacionais com modelos matemáticos não apenas enriquece o processo de ensino-aprendizagem, mas também motiva os estudantes a se engajarem de forma mais ativa nas atividades propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bassanezi, R. Carlos. Modelagem matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015, 240p.

Bassanezi, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. 2ª reimpressão São Paulo. Contexto, 2010.

Clay, David E. Carlson et al. Matemática e Cálculos para Agrônomos e Cientista do Solo. Piracicaba, SP: International Plant Nutrition Institute, 2015, 245p.

CODEOP. Python: a melhor linguagem para iniciantes. Disponível em: <https://codeop.tech/blog/python-best-language-for-beginners/>. Acesso em: 23 out. 2024.

Ferreira, R. S. Matemática aplicada às ciências agrárias: análise de dados e modelos. UFV, 1999.

Geogebra. GeoGebra. Disponível em: <https://www.geogebra.org/>. Acesso em: 23 de outubro de 2024.

Stewart, J. Cálculo. Vol. 2. São Paulo: Cengage Learning, 2010, 664p.

Pereira, Luciana B. C.; SANTOS JUNIOR, Guataçara dos; OLIVEIRA, L. S. A matemática na área Ciências Agrárias: Contextos e conteúdos. Revista Espacios, 2021, 42, 17, 71-85.

Pereira, L. B. C. et al. Ensino de funções nas ciências agrárias: uma prática contextualizada nos cursos de agronomia e zootecnia. Revista Práxis, 2019, 11, 21.

Silva Jr., R.V. Utilização de softwares nas disciplinas de matemática nas ciências Agrárias. Disponível em: <https://forms.gle/pXKxq4yJCAPriCu17>. Acesso em: 23 de outubro de 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-23

Edição

Seção

VIII Semana da Agronomia - 1º Concurso científico