ANÁLISE E APRENDIZAGEM DE MODELOS MATEMÁTICOS: UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.22.18390Palabras clave:
Teaching, calculus, applied mathematics, calculoResumen
Neste estudo, objetivou-se avaliar a aprendizagem dos estudantes nas aulas de Cálculo aplicado às Ciências Agrárias, utilizando modelos matemáticos e ferramentas computacionais, através de uma avaliação da percepção, por parte dos estudantes, de aspectos relativos à utilização de softwares como ferramenta de aprendizagem nas disciplinas de matemática. Para isso, foi realizado um levantamento com os alunos, visando compreender suas percepções e dificuldades em relação ao uso de modelos matemáticos polinomiais, exponenciais e logarítmicos. A análise de dados coletados permitiu explorar de maneira mais aprofundada a eficácia das abordagens pedagógicas adotadas. Além disso, realizou-se uma exploração gráfica que facilitou a visualização e interpretação dos resultados, contribuindo para um aprendizado mais significativo. Os resultados indicaram que a integração de ferramentas computacionais com modelos matemáticos não apenas enriquece o processo de ensino-aprendizagem, mas também motiva os estudantes a se engajarem de forma mais ativa nas atividades propostas.
Descargas
Citas
Bassanezi, R. Carlos. Modelagem matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015, 240p.
Bassanezi, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. 2ª reimpressão São Paulo. Contexto, 2010.
Clay, David E. Carlson et al. Matemática e Cálculos para Agrônomos e Cientista do Solo. Piracicaba, SP: International Plant Nutrition Institute, 2015, 245p.
CODEOP. Python: a melhor linguagem para iniciantes. Disponível em: <https://codeop.tech/blog/python-best-language-for-beginners/>. Acesso em: 23 out. 2024.
Ferreira, R. S. Matemática aplicada às ciências agrárias: análise de dados e modelos. UFV, 1999.
Geogebra. GeoGebra. Disponível em: <https://www.geogebra.org/>. Acesso em: 23 de outubro de 2024.
Stewart, J. Cálculo. Vol. 2. São Paulo: Cengage Learning, 2010, 664p.
Pereira, Luciana B. C.; SANTOS JUNIOR, Guataçara dos; OLIVEIRA, L. S. A matemática na área Ciências Agrárias: Contextos e conteúdos. Revista Espacios, 2021, 42, 17, 71-85.
Pereira, L. B. C. et al. Ensino de funções nas ciências agrárias: uma prática contextualizada nos cursos de agronomia e zootecnia. Revista Práxis, 2019, 11, 21.
Silva Jr., R.V. Utilização de softwares nas disciplinas de matemática nas ciências Agrárias. Disponível em: <https://forms.gle/pXKxq4yJCAPriCu17>. Acesso em: 23 de outubro de 2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Rinaldo Vieira da Silva Junior
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.