TOXICIDADE DE CINCO ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE NINFAS DE Planococcus citri
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.22.18607Palavras-chave:
pragas, oleos essenciais, Cochonilha branca, Controle alternativoResumo
A Planococcus citri, conhecida como cochonilha-farinheta, é uma praga que afeta culturas, como citros e videiras causando danos as plantas e reduzindo a produção. Embora o controle químico, com o uso de inseticidas específicos, seja amplamente utilizado, seu uso indiscriminado pode levar ao desenvolvimento de resistência na praga, diminuindo a eficácia dos produtos. O objetivo deste estudo foi avaliar a toxidade dos óleos essenciais de erva-doce, hortelã-pimenta, cravo, citronela e capim-limão sobre ninfas de P. citri. Os bioensaios foram conduzidos no Laboratório de Entomologia de Controle Alternativo de Pragas (LECAP) da Universidade Federal de Alagoas (CECA/UFAL), em Rio Largo, AL. Foram realizadas cinco repetições por tratamento, com 10 ninfas por repetição. Na concentração de 30 µL /mL, cada repetição recebeu com auxílio da torre de Potter 2,3 mL do respectivo tratamento. Após 48 horas, avaliou-se o número de ninfas mortas. A maioria dos oleos essenciais, na concentração testada, mostrou eficácia na mortalidade das ninfas de P. citri.
Downloads
Referências
Agrofit. Sistemas de agrotóxicos fitossanitários. 2021.
Bruna, R. Cochonilha: entenda o que são, principais famílias, como identificar, quais culturas são afetadas e manejo mais recomendado para o controle, 2022.
Freire, M. M. Composição e atividade antifúngica do óleo essencial de hortelã-pimenta (Mentha piperita L.). 2006. 67p. Dissertação (Mestrado em agroquimica) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2006.
Gravena, S. Cochonilha Branca: descontrolada em 2001. Laranja, 2003, 24, 71-82.
Lana, M. M.; Tavares, S. A. (Ed.). 50 Hortaliças: como comprar, conservar e consumir. 2. ed. rev. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 209, 2010.
Lorens, J.M. Homoptera l – Cochinillas de los cítricos y su control biológico Valencia: Pisa Ediciones, 260, 1990.
Ootani, M. A et al. Use of essential oils in agriculture. Jornal of biotechnology and biodiversity, 2013.
Pinto, A. S.; Parra, J. R. P.; Botelho, P S. M.; Correa-Ferreira B. S.; J. M. (Ed). Controle biológico no brasil: parasitoides e predadores. São Paulo: Manole, 325-342, 2002.
Siqueira, L. C.; Telo, B.; Wolkmer, P. Estudo sobre o uso do óleo de Mentha piperita no combate ao carrapato Rhipicephalus sanguineus. Universidade de Cruz Alta, 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Yara da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.