TOXICIDADE DE CINCO ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE NINFAS DE Planococcus citri

Autores

  • Yara Da Silva Centro de ciências agrárias (UFAL) Rio largo
  • Aleska da Silva CECA/UFAL
  • Naely de Lima Silva CECA/UFAL
  • Luan Henrique Netter CECA/UFAL
  • Samuel Farias Santana CECA/UFAL
  • Maria Sabrina Silva CECA/UFAL
  • Diego Jorge da Silva CECA/UFAL
  • Janynne Joyce Rocha CECA/UFAL
  • Vitor dos Santos CECA/UFAL
  • Jheckson Billy da Silva CECA/UFAL
  • Roseane Cristina Predes Trindade CECA/UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/rca.22.18607

Palavras-chave:

pragas, oleos essenciais, Cochonilha branca, Controle alternativo

Resumo

A Planococcus citri, conhecida como cochonilha-farinheta, é uma praga que afeta culturas, como citros e videiras causando danos as plantas e reduzindo a produção. Embora o controle químico, com o uso de inseticidas específicos, seja amplamente utilizado, seu uso indiscriminado pode levar ao desenvolvimento de resistência na praga, diminuindo a eficácia dos produtos. O objetivo deste estudo foi avaliar a toxidade dos óleos essenciais de erva-doce, hortelã-pimenta, cravo, citronela e capim-limão sobre ninfas de P. citri. Os bioensaios foram conduzidos no Laboratório de Entomologia de Controle Alternativo de Pragas (LECAP) da Universidade Federal de Alagoas (CECA/UFAL), em Rio Largo, AL. Foram realizadas cinco repetições por tratamento, com 10 ninfas por repetição. Na concentração de 30 µL /mL, cada repetição recebeu com auxílio da torre de Potter 2,3 mL do respectivo tratamento. Após 48 horas, avaliou-se o número de ninfas mortas. A maioria dos oleos essenciais, na concentração testada, mostrou eficácia na mortalidade das ninfas de P. citri.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agrofit. Sistemas de agrotóxicos fitossanitários. 2021.

Bruna, R. Cochonilha: entenda o que são, principais famílias, como identificar, quais culturas são afetadas e manejo mais recomendado para o controle, 2022.

Freire, M. M. Composição e atividade antifúngica do óleo essencial de hortelã-pimenta (Mentha piperita L.). 2006. 67p. Dissertação (Mestrado em agroquimica) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2006.

Gravena, S. Cochonilha Branca: descontrolada em 2001. Laranja, 2003, 24, 71-82.

Lana, M. M.; Tavares, S. A. (Ed.). 50 Hortaliças: como comprar, conservar e consumir. 2. ed. rev. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 209, 2010.

Lorens, J.M. Homoptera l – Cochinillas de los cítricos y su control biológico Valencia: Pisa Ediciones, 260, 1990.

Ootani, M. A et al. Use of essential oils in agriculture. Jornal of biotechnology and biodiversity, 2013.

Pinto, A. S.; Parra, J. R. P.; Botelho, P S. M.; Correa-Ferreira B. S.; J. M. (Ed). Controle biológico no brasil: parasitoides e predadores. São Paulo: Manole, 325-342, 2002.

Siqueira, L. C.; Telo, B.; Wolkmer, P. Estudo sobre o uso do óleo de Mentha piperita no combate ao carrapato Rhipicephalus sanguineus. Universidade de Cruz Alta, 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-28