TOXICIDADE DE CINCO ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE NINFAS DE Planococcus citri
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.22.18607Palavras-chave:
pragas, oleos essenciais, Cochonilha branca, Controle alternativoResumo
A Planococcus citri, conhecida como cochonilha-farinheta, é uma praga que afeta culturas, como citros e videiras causando danos as plantas e reduzindo a produção. Embora o controle químico, com o uso de inseticidas específicos, seja amplamente utilizado, seu uso indiscriminado pode levar ao desenvolvimento de resistência na praga, diminuindo a eficácia dos produtos. O objetivo deste estudo foi avaliar a toxidade dos óleos essenciais de erva-doce, hortelã-pimenta, cravo, citronela e capim-limão sobre ninfas de P. citri. Os bioensaios foram conduzidos no Laboratório de Entomologia de Controle Alternativo de Pragas (LECAP) da Universidade Federal de Alagoas (CECA/UFAL), em Rio Largo, AL. Foram realizadas cinco repetições por tratamento, com 10 ninfas por repetição. Na concentração de 30 µL /mL, cada repetição recebeu com auxílio da torre de Potter 2,3 mL do respectivo tratamento. Após 48 horas, avaliou-se o número de ninfas mortas. A maioria dos oleos essenciais, na concentração testada, mostrou eficácia na mortalidade das ninfas de P. citri.
Downloads
Referências
Agrofit. Sistemas de agrotóxicos fitossanitários. 2021.
Bruna, R. Cochonilha: entenda o que são, principais famílias, como identificar, quais culturas são afetadas e manejo mais recomendado para o controle, 2022.
Freire, M. M. Composição e atividade antifúngica do óleo essencial de hortelã-pimenta (Mentha piperita L.). 2006. 67p. Dissertação (Mestrado em agroquimica) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2006.
Gravena, S. Cochonilha Branca: descontrolada em 2001. Laranja, 2003, 24, 71-82.
Lana, M. M.; Tavares, S. A. (Ed.). 50 Hortaliças: como comprar, conservar e consumir. 2. ed. rev. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 209, 2010.
Lorens, J.M. Homoptera l – Cochinillas de los cítricos y su control biológico Valencia: Pisa Ediciones, 260, 1990.
Ootani, M. A et al. Use of essential oils in agriculture. Jornal of biotechnology and biodiversity, 2013.
Pinto, A. S.; Parra, J. R. P.; Botelho, P S. M.; Correa-Ferreira B. S.; J. M. (Ed). Controle biológico no brasil: parasitoides e predadores. São Paulo: Manole, 325-342, 2002.
Siqueira, L. C.; Telo, B.; Wolkmer, P. Estudo sobre o uso do óleo de Mentha piperita no combate ao carrapato Rhipicephalus sanguineus. Universidade de Cruz Alta, 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Yara da Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.