POTENCIAL DE ISOLADOS DE Bacillus sp. PARA O CONTROLE DE Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens .

Autores

  • Lucas Antônio Rocha Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Bruno Sérgio Vieira Universidade Federal de Uberlândia - Campus Monte Carmelo.
  • Lara Caroline Borges Moreira Mota Universidade Federal de Uberlândia
  • Everaldo Antônio Lopes Universidade Federal de Viçosa- Campus Rio Paranaíba

DOI:

https://doi.org/10.28998/rca.v14i1.2282

Resumo

A murcha-de-curtobacterium, doença causada pela bactéria Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens (Cff), tem causado prejuízos na cultura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) na região do Alto Paranaíba (MG). Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da microbiolização de sementes de feijoeiro com dez isolados de Bacillus sp. em condições de casa de vegetação. O tratamento de sementes com os isolados 1, 6, 7 e 10 reduziu a severidade da doença em comparação com a testemunha inoculada com Cff. A altura de plantas foi significativamente maior após o tratamento de sementes com o isolado 6 em comparação com a testemunha inoculada. Por outro lado, a microbiolização com nenhum isolado influenciou a biomassa das raízes e da parte aérea das plantas em comparação com plantas não tratadas e inoculadas com Cff. Novos estudos devem ser conduzidos em campo para comprovar o potencial dos isolados 1, 6, 7 e 10 no manejo da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Sérgio Vieira, Universidade Federal de Uberlândia - Campus Monte Carmelo.

Universidade Federal de Uberlândia - Campus Monte Carmelo. Profesor Adjunto do Instituto de Ciências Agrárias.

Referências

Behlau, F., Nunes, L.M., Leite JR., R.P. Semi-selective medium for detection of Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens in soil and on bean seeds. Summa Phytopathologica, 2006, 32, 394-396.

Estefani, R. C. C., Miranda Filho, R.J.; Uesugi, C.H. Tratamentos térmico e químico de sementes de feijoeiro: eficiência na erradicação de Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens e efeitos na qualidade fisiológica das sementes. Fitopatologia Brasileira, 2007, 32, n. 5, 434-438.

Oliveira, A.; Santos, M. H. M.; Silveira, E. B.; Gomes, A. M. A.; Mariano, R. L. R. Biocontrole da mancha-aquosa do melão pelo tratamento de sementes com bactérias epifíticas e endofíticas. Horticultura Brasileira, 2006, 24, 373-377.

Rocha, D. J. A.; Corrêa, B. O.; Buss, R. B.; Moura, A. B. Avaliação do potencial de rizobactérias para o biocontrole de Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens agente da murcha bacteriana do feijão. CIC XI EPOS I Mostra Científica. Disponível em: http://www.ufpel.tche.br/cic/2009/cd/pdf/CA/CA_01571.pdf. Acesso em 18 de abril de 2016.

Downloads

Publicado

2017-02-07

Edição

Seção

Proteção de Plantas