POTENCIAL DE ISOLADOS DE Bacillus sp. PARA O CONTROLE DE Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens .
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v14i1.2282Resumo
A murcha-de-curtobacterium, doença causada pela bactéria Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens (Cff), tem causado prejuízos na cultura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) na região do Alto Paranaíba (MG). Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da microbiolização de sementes de feijoeiro com dez isolados de Bacillus sp. em condições de casa de vegetação. O tratamento de sementes com os isolados 1, 6, 7 e 10 reduziu a severidade da doença em comparação com a testemunha inoculada com Cff. A altura de plantas foi significativamente maior após o tratamento de sementes com o isolado 6 em comparação com a testemunha inoculada. Por outro lado, a microbiolização com nenhum isolado influenciou a biomassa das raízes e da parte aérea das plantas em comparação com plantas não tratadas e inoculadas com Cff. Novos estudos devem ser conduzidos em campo para comprovar o potencial dos isolados 1, 6, 7 e 10 no manejo da doença.
Downloads
Referências
Behlau, F., Nunes, L.M., Leite JR., R.P. Semi-selective medium for detection of Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens in soil and on bean seeds. Summa Phytopathologica, 2006, 32, 394-396.
Estefani, R. C. C., Miranda Filho, R.J.; Uesugi, C.H. Tratamentos térmico e químico de sementes de feijoeiro: eficiência na erradicação de Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens e efeitos na qualidade fisiológica das sementes. Fitopatologia Brasileira, 2007, 32, n. 5, 434-438.
Oliveira, A.; Santos, M. H. M.; Silveira, E. B.; Gomes, A. M. A.; Mariano, R. L. R. Biocontrole da mancha-aquosa do melão pelo tratamento de sementes com bactérias epifíticas e endofíticas. Horticultura Brasileira, 2006, 24, 373-377.
Rocha, D. J. A.; Corrêa, B. O.; Buss, R. B.; Moura, A. B. Avaliação do potencial de rizobactérias para o biocontrole de Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens agente da murcha bacteriana do feijão. CIC XI EPOS I Mostra Científica. Disponível em: http://www.ufpel.tche.br/cic/2009/cd/pdf/CA/CA_01571.pdf. Acesso em 18 de abril de 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.