ANÁLISE SENSORIAL DO SUCO DOS FRUTOS DE CAMBUÍ, MAÇARANDUBA E GUAJIRU DE POPULAÇÕES NATIVAS DE ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v11i1.792Resumen
Atualmente, observa-se uma nova tendência no consumo alimentar, com uma demanda cada vez maior por alimentos com elevadas propriedades nutricionais e funcionais. Pelo crescente interesse em produtos saudáveis, houve uma expansão na agroindústria de frutas, principalmente aquelas com características sensoriais exóticas. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar sensorialmente sucos obtidos da diluição da polpa de cambuí, maçaranduba e guajiru afim de que atendesse ao requerimento de aceitação pelo público considerando assim um melhor aproveitamento tecnológico dessas matérias-primas com agregação de valor. As amostras foram avaliadas por 25 consumidores utilizando a escala hedônica estruturada de nove pontos para a aceitabilidade e escala estruturada de cinco pontos de intenção de compra. Os resultados de aceitação global diferiram significativamente a 5% de probabilidade, sendo que os sucos de cambuí e maçaranduba foram bem aceitos com média de aceitação 8, equivalente ao termo “gostei muito”, o que sugere alto potencial para mercado.
Descargas
Citas
DUTCOSKY, S. D. Análise sensorial de alimentos. Curitiba: Ed. Universitária Champagnat, 123p, 1996.
MacFIE, H. J. H.; HEDDERLEY, D. Currente Practice in Relating Sensory Perception to Instrumental Measurements. Food Quality and Preference, v.4, n.2, p.41-49, 1993.
MATTIETTO, R. A.; SOARES, M. S.; RIBEIRO, C. C. Caracterização física e físio-química do fruto de mangaba (Harconia speciosa Gomes) proveniente de Belém – PA. In: Simpósio Brasileiro sobre a Cultura da Mangaba, 1., 2003, Aracajú, Anais... Aracajú: Embrapa Tabuleiro Costeiros, 2003. CD.
NINDO, I. C.; TANG, J.; POWER, J. R. Viscosity of blueberry and raspberry juice for processing applications. Journal of Food Engineering, v. 69, p.343-350, 2005.
WATTS, B. M., YLIMAKI, G. L., JEFFERY, L. E., ELIAS, L. G. Métodos sensoriais básicos para la evaluación de alimentos. Tradución: Oficina de Traducciones, Secretaria de Estado. Ottawa: Centro Internacional de Investigaciones para el Desarrollo, 170P. 1992.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.