Mobilidade acadêmica e turismo na Argentina: uma pesquisa sobre a motivação, viagens e divulgação de experiências de estudantes de intercâmbio.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V11.N1.A11319pp.105-12311319

Palavras-chave:

Mobilidade Acadêmica. Motivação. Argentina. Intercâmbio. Método quantitativo.

Resumo

 A internacionalização da Educação Superior perpetua a prática das viagens educacionais que ocorrem desde o Grand Tour do. século XVIII. Jovens saem de seu país de origem para complementar seus estudos em instituições de outros países. Seu deslocamento, tempo de permanência e motivação da viagem permitem considerá-los, além de estudantes, turistas. O objetivo dessa pesquisa é identificar os fatores motivacionais e de escolha do destino entre estudantes em mobilidade acadêmica na Argentina. Outros pontos são identificar as viagens realizadas no país neste período, avaliar intenção de retorno desses visitantes e a divulgação que fazem do destino em suas redes de contato. A investigação é quantitativa pautada em um questionário survey distribuído de modo online entre estudantes que realizavam mobilidade acadêmica na Argentina entre junho e setembro de 2019. O instrumento de pesquisa foi um baseado no trabalho de Chew e Croy (2011). A partir dos dados obtidos foi possível identificar que entre os fatores que mais influenciam na decisão de realizar um intercâmbio e os principais fatores que motivaram a escolha da Argentina como destino. Também aponta-se o número de viagens e os destinos visitados durante a mobilidade. Este estudo é oportuno frente à escassez de pesquisas em turismo sobre a mobilidade acadêmica na América Latina. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalissa Pessini Barcelos, Universidade Federal do Rio Grande

Técnica em Agroecologia 

Estudante de Bacharel em Turismo  na Universidade Federal do  Rio Grande (FURG), Brasil

Maurício Ragagnin Pimentel, Universidade Federal de Pelotas

Professor Adjunto no Departamento de Turismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Brasil.

Doutor e Mestre em Geografia  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

 

Downloads

Publicado

07-05-2021

Como Citar

Pessini Barcelos, T., & Ragagnin Pimentel, M. (2021). Mobilidade acadêmica e turismo na Argentina: uma pesquisa sobre a motivação, viagens e divulgação de experiências de estudantes de intercâmbio. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 11(1), 105–123. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V11.N1.A11319pp.105-12311319

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.